A HARMONIA MUSICAL COMO UM MODELO DE ANÁLISE PARA A HISTÓRIA INTELECTUAL

Autores

  • José D’Assunção Barros

DOI:

https://doi.org/10.36449/rth.v19i1.12758

Resumo

O artigo propõe-se a desenvolver a sugestão de que uma Imaginação Musical poderia trazer à História, e em especial à História Intelectual, a possibilidade de trazer novos aportes para a consideração da complexidade teórica de autores diversos. Mais especificamente, discute-se aqui a possibilidade de utilização de uma Metáfora Musical para a discussão da complexidade das identidades intelectuais de historiadores e filósofos da história. A Metáfora empregada – o ‘acorde teórico’ – pretende apreender a complexidade de um autor supondo que nenhum autor, ou poucos autores, adequam-se estritamente a classificação em um único paradigma historiográfico, tal como o Positivismo, o Historicismo ou o Materialismo Histórico. As idéias apresentadas nesta conferência foram desenvolvidas em um livro do autor, publicado em fins de 2010, no qual se pretende analisar diversos historiadores e suas obras a partir da metáfora proposta.

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Publicado

01-01-2000

Como Citar

BARROS, J. D. A HARMONIA MUSICAL COMO UM MODELO DE ANÁLISE PARA A HISTÓRIA INTELECTUAL. Tempos Históricos, [S. l.], v. 19, n. 1, p. 14–47, 2000. DOI: 10.36449/rth.v19i1.12758. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/temposhistoricos/article/view/12758. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: História Intelectual