LUTA PELA TERRA AO LONGO DO CAMINHO: A CONSTRUÇÃO DA ESTRADA SANTO ALEIXO - PIABETÁ E AS MOBILIZAÇÕES DOS TRABALHADORES RURAIS NO MUNICÍPIO DE MAGÉ/RJ

Felipe Augusto dos Santos RIBEIRO

Resumo


O ano de 1956 marcou dois episódios fundamentais para a compreensão do movimento dos trabalhadores rurais no município de Magé/RJ: a fundação da associação de lavradores local; e o início de construção da Estrada Santo Aleixo - Piabetá, que cortava antigas fazendas importantes do século XIX, na tentativa de reaquecer a produção agrícola local e contrabalancear a concentração industrial têxtil que existia no município. Esta obra gerou uma intensa valorização das terras circunvizinhas, acompanhadas de diversos conflitos entre proprietários, grileiros e posseiros. Desse modo, o presente artigo busca compreender e analisar mobilizações de trabalhadores rurais que se estabeleceram ao longo dessa estrada na luta pelo acesso à terra.


Palavras-chave


conflitos de terra; obras públicas; trabalhadores rurais

Texto completo:

PDF


Direitos autorais 2019 Tempos Históricos

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

Revista Tempos Históricos

 

e-ISSN 1517-4689 

Unioeste - Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Campus de Marechal Cândido Rondon

Programa de Pós-Graduação em História

Rua Pernambuco, 1777- Caixa Postal 91

Marechal Cândido Rondon – Paraná- Brasil

CEP: 85960-000

| e-mail principal: revista.thistoricos@unioeste.br — e-mail secundário: thistoricos@yahoo.com.br |