City Manager: uma proposição de implementação nas prefeituras brasileiras
DOI:
https://doi.org/10.48075/comsus.v4i1.16218
Agências de fomento
Resumo
Este estudo tem como objetivo propor a implementação do City Manager nas prefeituras do Brasil, visando à profissionalização da gestão municipal e consequentemente à redução nos índices de corrupção. Para isto, como metodologia de pesquisa, foram analisados artigos e legislações internacionais relativas ao City Manager. Dentre esses, foram selecionados um universo de 35 artigos, sem limite da data de publicação, os quais atendiam aos critérios selecionados. Da mesma forma, realizou-se buscas em manuais, legislações e organogramas referentes ao cargo de City Manager. As legislações encontradas e o ICMA delineiam o City Manager como principal administrador da cidade. Dos trinta e cinco artigos, dezesseis mencionam que o City Manager trouxe benefícios no combate a corrupção e/ou aumento da eficiência na gestão, em contraponto nenhum dos artigos selecionados menciona outra forma de governo, sem a utilização do City Manager, capaz de trazer resultados melhores ou equivalentes nesses quesitos. Evidenciou-se que o City Manager apresentou resultados de sucesso em várias prefeituras nos Estados Unidos e em outros países, com isto surge esse estudo trazendo como proposta um projeto de lei federal com as diretrizes gerais de implementação, dos poderes e dos deveres do City Manager nas prefeituras brasileiras.Downloads
Publicado
14-06-2017
Como Citar
WENDT MISCHIATTI, J. A.; CATAPAN, A. City Manager: uma proposição de implementação nas prefeituras brasileiras. Revista Competitividade e Sustentabilidade, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 3–15, 2017. DOI: 10.48075/comsus.v4i1.16218. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/comsus/article/view/16218. Acesso em: 5 abr. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.