Proposta de criação de um centro de convivência diurno para idosos no município de Mercedes- PR
DOI:
https://doi.org/10.48075/comsus.v6i1.20972Keywords:
População Idosa, Violência familiar, Centro de ConvivênciaAbstract
No Município de Mercedes, estado do Paraná, assim como no Brasil, a população idosa tem crescido, o que de certa forma é resultado de uma melhor qualidade de vida da população em geral. Porém, de acordo com informações do Centro de Referência Especializado - CREAS, cresce também os índices de violência contra a pessoa idosa. Assim, o presente trabalho tem por objetivo elaborar uma proposta de criação de um Centro de Convivência Diurno para Idosos no Município de Mercedes-Pr. Para tanto, utiliza-se de pesquisa bibliográfica, pesquisa documental junto ao CREAS e também por meio de entrevistas com técnicos na área de saúde e Assistência Social do Município de Mercedes. Como forma de enfrentar essa violência e garantir o que está proposto na Lei nº 10.741, de 1º de outubro de 2003- Estatuto do Idoso, é que se propõem a implantação do Centro de Convivência Diurno para Idosos, que terá como objetivo a proteção, autonomia, inclusão social, melhoria na qualidade de vida, fortalecimento das relações familiares e a diminuição de sobrecarga aos cuidadores domésticos. Através desse estudo, identifica-se que o município de Mercedes-PR, possui demanda para essa realização. Considerando os dados coletados e analisados, percebe-se que a criação de um Centro Diurno para Idosos, é de fundamental importância, uma vez que por meio de um trabalho multiprofissional e por meio de políticas públicas sérias voltadas à promoção plena de defesa e garantia de direitos à pessoa idosa e seus familiares, é possível enfrentar à situação de negligência e violência, diminuindo assim os índices através da prevenção, contribuindo para uma melhor qualidade de vida dessa população.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.