Percepções de responsabilidade social empresarial propostas por Carroll: análise do relatório de sustentabilidade de empresas do setor de energia elétrica

Autores

  • Bruna Pelegrini Tozzo Universidade Estadual de Maringá
  • Deisy Cristina Corrêa Igarashi Universidade Estadual de Maringá/ Programa de Pós-graduação em Administração
  • Wagner Igarashi Universidade Estadual de Maringá
  • Queren Luana Rodrigues Faustino da Silva Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.48075/comsus.v4i2.17762
Agências de fomento

Palavras-chave:

Responsabilidade social empresarial, Relatório de Sustentabilidade, Energia elétrica.

Resumo

A fim de complementar os conceitos sobre responsabilidade social empresarial (RSE), Carroll (1979, 1991) propôs um framework de análise segmentado nas perspectivas: econômica, legal, ética e filantrópica (discricionária). O objetivo desta pesquisa é analisar se as percepções propostas por Carroll (1979, 1991) são explicitadas pelas empresas do setor de energia elétrica. A pesquisa realiza a análise de conteúdo das informações disponibilizadas nos relatórios de sustentabilidade (2005 e 2015) de empresas do setor de energia elétrica. Os resultados indicam que a perspectiva ética foi a mais explicitada nas formulações de práticas sociais das empresas estudadas, esta perspectiva também foi a que mais recebeu investimentos financeiros, seguida das perspectivas filantrópica, econômica e legal. Identificou-se que apesar de as quatro perspectivas não estarem presentes em todas as ações sociais praticadas pelas empresas, ao longo dos dois períodos 18% das ações abrangeram aspectos de mais de uma das perspectivas do framework proposto por Carroll. Quando a análise enfocou as ações de RSE que tiveram continuidade ao longo dos períodos analisados, 75% delas eram adeptas a duas ou mais perspectivas do framework proposto por Carroll. Para analisar o enfoque financeiro das ações divulgadas pelas empresas utilizou-se o balanço social das empresas publicado segundo o Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (IBASE), observou-se que cada companhia apresentou prioridades diferentes na formulação das suas ações sociais. Esta observação pode ser em decorrência da diferença entre os estados, os quais estão inseridas as empresas, dado que em cada local encontra-se demandas sociais e ambientais distintas.

Biografia do Autor

Bruna Pelegrini Tozzo, Universidade Estadual de Maringá

Bacharel em Ciências Contábeis

Deisy Cristina Corrêa Igarashi, Universidade Estadual de Maringá/ Programa de Pós-graduação em Administração

Pós-doutorado em Administração, Professora junto ao departamento de Ciências Contábeis e do Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Estadual de Maringá

Wagner Igarashi, Universidade Estadual de Maringá

Doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento

Queren Luana Rodrigues Faustino da Silva, Universidade Estadual de Maringá

Bacharel em Ciências Contábeis

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Publicado

21-12-2017

Como Citar

TOZZO, B. P.; IGARASHI, D. C. C.; IGARASHI, W.; SILVA, Q. L. R. F. da. Percepções de responsabilidade social empresarial propostas por Carroll: análise do relatório de sustentabilidade de empresas do setor de energia elétrica. Revista Competitividade e Sustentabilidade, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 46–65, 2017. DOI: 10.48075/comsus.v4i2.17762. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/comsus/article/view/17762. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos