Benefícios da informatização para a gestão dos fundos de saúde municipais
DOI:
https://doi.org/10.48075/comsus.v7i2.20660Palabras clave:
informatização, Controle, Planejamento, Gestão, CompetitividadeResumen
Este relato técnico descreve o processo de informatização da Secretaria de Saúde de Cascavel, sob a perspectiva do princípio da eficiência, dos princípios do SUS – Sistema Único de Saúde e das RASs – Redes de Atenção à Saúde. Essa concepção leva em consideração o fato da Atenção Primária estar constituída como porta de entrada pela qual a população tem acesso ao sistema público de saúde.Estão apresentadas as dificuldades pelas quais passam a maioria dos Municípios, principalmente de pequeno e médio porte, e que levaram a gestão do Fundo de Saúde a propor a intervenção, que se percebe, ser inevitável e necessária na busca da reformulação da gestão pública. As fases de implantação do sistema foram apresentadas de modo a refletir a importância da sistematização dos processos de trabalho, estabelecendo a padronização e normatização dos fluxos de atendimento, bem como, o controle e o planejamento que venha de encontro à otimização do custo benefício dos recursos humanos, materiais e financeiros disponíveis. Estes, constituem-se cada vez mais escassos frente às responsabilidades que legalmente configuram o campo de atuação da gestão pública, tanto de maneira geral quanto em áreas consideradas de primeira necessidade como é o caso da saúde.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.