Logística Reversa: razões que levam as indústrias a adotarem o fluxo reverso da logística
DOI:
https://doi.org/10.48075/comsus.v12i2.34913Resumen
As atividades industriais têm desencadeado bastante preocupação com a sustentabilidade e impacto ambiental. A Logística Reversa é uma estratégia de gerenciamento, que visa reduzir os impactos ambientais e melhorar a eficiência operacional e económica das indústrias. O estudo analisou artigos com essa linha de abordagem, com objetivo de apresentar os motivos da adoção do Fluxo Reverso da Logística, através da revisão bibliográfica. Apresenta-se um estudo descritivo conduzido a partir de bases de dados online disponíveis em português, foram elas, Portal de Periódicos da CAPES e Google Acadêmico. Através de uma tabulação manual, analisou-se publicações feitas entre os anos 2005 e 2024 para se perceber mais sobre a Logística Reversa. Verificou-se que a maioria dos artigos analisados direcionaram seus estudos ao segmento de Produção Industrial de Bebidas, sendo uma das que mais gera resíduos, no entanto, práticas não sustentáveis comprometem o desempenho das indústrias e seu posicionamento no mercado.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.