A Responsabilidade do consumidor em relação ao descarte de lixo eletroeletrônico e a sua percepção sobre as ações do poder público municipal
DOI:
https://doi.org/10.48075/comsus.v12i2.35395Resumen
A revolução industrial impulsionou a produção e o consumo, resultando no aumento da geração de lixo, principalmente itens eletrônicos, sendo o Brasil é um dos maiores produtores de lixo eletrônico no mundo. Assim, o objetivo foi analisar a responsabilidade dos consumidores em relação ao descarte de lixo eletroeletrônico e também a percepção dos consumidores em relação as ações do poder público municipal. A pesquisa é quantitativa descritiva e como técnica de coleta de dados utilizou-se um questionário online com 142 participantes, abordando os tipos de eletroeletrônicos descartados, percepções sobre atuação governamental e sugestões de melhoria no processo de descarte. A pesquisa encontrou que a busca por informações sobre o descarte é limitada, contudo os participantes apresentam certa consciência dos danos ambientais do descarte inadequado do lixo eletroeletrônicos. A maioria não sabe sobre ações do poder público municipal ou empresas responsáveis da destinação do lixo eletroeletrônico.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.