Estruturação técnico-participativa para elaboração de planos municipais de saneamento básico
DOI:
https://doi.org/10.48075/comsus.v6i2.20398Palabras clave:
Planejamento municipal, Saneamento básico, Mobilização Social.Resumen
Neste relato propôs-se a estruturação de método de elaboração de Planos Municipais de Saneamento Básico (PMSB) requeridos pela Lei n.º 11.445 de 2007. Considerando debilidades técnicas e requisitos mínimos de conteúdo, o método abrange etapas técnicas de desenvolvimento, priorizando as ações de mobilização para participação social e o protagonismo da gestão local, baseado na legislação e em documentos norteadores. Relata o caso aplicado no município de Entre Rios do Oeste/PR, parceiro do Projeto Saneamento Ambiental que disponibilizou apoio técnico de equipes das instituições Itaipu Binacional e Fundação Parque Tecnológico Itaipu – Brasil. Resultando em PMSB em atendimento à legislação, pode-se verificar a fundamental disposição da Prefeitura para tal, ainda que o apoio técnico tenha papel preponderante na qualidade final do documento. A metodologia proposta possibilitou o cumprimento legal e a efetividade na participação, otimizada pelo anseio político que influenciou positivamente no desenvolvimento técnico-participativo do PMSB. Recomenda-se então o contínuo apoio à gestão municipal para encaminhamento de atividades contempladas no planejamento e a mobilização contínua da população para avanços dos serviços e controle social.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.