Relação da síndrome de Burnout e qualidade de vida: evidências em discentes de graduação em Ciências Contábeis

Relationship between Burnout syndrome and quality of life: evidence in undergraduate accounting students

Autores/as

  • Camila Saffier Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC, Doutora em Ciências Contábeis e Administração – FURB, professora do Departamento de Ciências Contábeis - UDESC, e-mail: lara.dallabona@udesc.br https://orcid.org/0000-0002-7158-247X
  • Lara Fabiana Dallabona Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC, graduada em Ciências Contábeis, email: camilasaffier@gmail.com https://orcid.org/0009-0006-2945-2889

DOI:

https://doi.org/10.48075/csar.v27i47.32331

Palabras clave:

Síndrome de Burnout. Qualidade de vida. Discentes. Ciências Contábeis.

Resumen

O estudo objetivou analisar a relação entre a síndrome de Burnout e a qualidade de vida dos discentes do curso de Ciências Contábeis de uma universidade pública do Sul do Brasil. A amostra envolveu 109 discentes, observando que a síndrome de Burnout se correlaciona fortemente entre si, assim como as de qualidade de vida. Quando relacionadas umas com as outras, houve correlação média, demonstrando que há dimensões da síndrome de Burnout relacionadas à má qualidade de vida, sendo que, quanto maior o grau da síndrome, menor a qualidade de vida. Verificou-se que, principalmente, agentes estressores alheios à vida universitária atrelados à estressores relacionados com professores são capazes de afetar a qualidade de vida dos estudantes de forma geral, física, psicológica, ambiental e social. Diante do exposto, conclui-se que a síndrome de Burnout apontou relação com a qualidade de vida de discentes de Ciências Contábeis dessa Instituição de Ensino Superior.

Citas

ABUADDOUS, M. et al. Accounting student burnout and engagement: The role of major satisfaction in mitigating or enforcing functional and dysfunctional behavior. Management Science Letters, v. 11, p. 1959-1968, 2021.

ANJOS, E. M.; CAMELO, M. R.; Satisfação com os estudos, cansaço emocional e estratégias de enfrentamento em estudantes universitários em Manaus – Brasil. Revista de Psicologia, n. 1, p. 127-138, 2019.

BAMPI, L. N. S. et al. Qualidade de vida de estudantes de medicina da Universidade de Brasília. Revista Brasileira de Educação Médica, v 37, p. 217-225, 2013.

BISPO, P. M. O.; AGUIAR, C. V. N. Saúde e adoecimento psíquico de professores: estudo sobre burnout e qualidade de vida no trabalho. Revista Psicologia, Diversidade e Saúde, v 7, p. 10-19, 2018.

BULCÃO, J. V. S. et al. Análise dos efeitos da síndrome do esgotamento profissional na qualidade de vida de estudantes de pós-graduação. In: CONGRESSO ANPCONT, 15., 2021, evento virtual. Anais ... Evento virtual, 2021. Disponível em: https://anpcont.org.br/wp-content/uploads/2022/05/46_merged.pdf. Acesso em: 31 de ago. 2022.

BYRNE, M. et al. Burnout among accounting and finance academics in Ireland. International Journal of Educational Management, Dublin, v. 27, n. 2, p. 127-142, 2011.

CAMPOS, E. A. R. et al. Análise dos níveis de estresse em formandos de administração e ciências contábeis de uma universidade pública. Revista Gestão & Conexões Management and Connections Journal, v. 5, n. 1, 121-140, 2016.

CAMPOS, A. D. B. C.; CARLOTTOB, M. S.; MORÔCOC, J. Copenhagen Burnout Inventory – Student Version: Adaptation and Transcultural Validation for Portugal and Brazil. Psicologia: Reflexão e Crítica, v. 26, n. 1, p. 87-97, 2013.

CARLOTTO, M. S.; NAKAMURA, A. P.; CÂMARA, S. G. Síndrome de Burnout em estudantes universitários da área da saúde. Revista Psico, v. 37, n. 1, p. 57-62, 2006.

CERIBELI, H. B.; CAMÊLO, B. C.; MACIEL, G. N. Burnout no ensino superior: um estudo no contexto brasileiro. Revista Gestão e Planejamento, v. 23, p. 250-267, 2022.

ECKERT, A.; PERUCHIN, M.; MECCA, M. S. O estresse no ambiente acadêmico e seus reflexos nos alunos de uma universidade comunitária gaúcha. Revista UNEMAT de Contabilidade, v. 9, n. 17, p. 118-150, 2020.

FIGUEIREDO FILHO, D. B.; SILVA JÚNIOR, J. A. da. Desvendando os mistérios do coeficiente de correlação de Pearson (r). Revista Política Hoje, v. 18, n. 1, 2009.

GRUPO WHOQO. World Health Organization. Development of the World Health Organization WHOQOL-bref quality of life assessment. Psychological Medicine, Cambridge University Press, p. 551-558, 1998.

KAWAKAME, P. M. G.; MIYADAHIRA, A. M. K. Qualidade de vida de estudantes de graduação em enfermagem. Revista da Escola de Enfermagem da USP, v 39, p. 164-172, 2005.

KLASSMANN, B. Síndrome de burnout é reconhecida como doença ocupacional pela OMS. Revista Proteção. Disponível em: https://www.abmt.org.br/noticias/sindrome-de-burnout-e-reconhecida-como-doenca-ocupacional-pela-oms/. Acesso em: 01/05/2023.

KRISTENSEN, T. S. et al. The Copenhagen Burnout Inventory: A new tool for the assessment of burnout. Work & Stress, Londres, v 19, p. 192-207, 2005.

LIMA, G. A. et al. Desempenho acadêmico, Síndrome de Burnout e Ansiedade: Uma análise dos estudantes dos cursos da área de negócios. In: CONGRESSO ANPCONT, 13., 2019, São Paulo. Anais ... São Paulo, 2019.

LIMA, G. A. et al. Síndrome de burnout, ansiedade, desempenho acadêmico e características autodeclaradas de estudantes da área de negócios. Revista de Administração, Contabilidade e Economia - RACE, v. 20, n. 3, p. 351-380, 2021.

MASLACH, C.; SCHAUFELI, W. B.; LEITER, M. P. Job burnout. Annual review of psychology, v 52, p. 397-422, 2001.

NOVAIS, L. H.; REZENDE, B. A. Estresse, qualidade de vida e pressão arterial de estudantes universitários. Estudos Interdisciplinares em Psicologia, v. 12, n. 1, p. 183-199, 2021.

NOVOA, Y. C.; ZAPATA, G. M. V.; JACINTO, R. A. P. Diagnóstico del síndrome de burnout en los contadores públicos de la región Andina en Colombia. Revista Facultad de Ciencias Económicas, v. 29, p. 127-149, 2021.

OLIVEIRA, A. X.; ANTONELLI, R. A.; PORTULHAK, H. Síndrome de burnout e qualidade de vida profissional: um estudo em escritórios contábeis do sudoeste do Paraná. Revista Alcance, v. 28, n. 2, p. 242-257, 2021.

PAVÃO, J. A.; FERREIRA, J. L. N.; FERREIRA, M. M. A influência da qualidade de vida e dos fatores internos da instituição no desempenho acadêmico. Brasilian Journal of Quantitative Methods Applied to Accounting, v. 6, n. 1, p. 91-103, 2019.

PELEIAS, I. R. et al. A síndrome de Burnout em estudantes de ciências contábeis de IES Privadas: pesquisa na cidade de São Paulo. Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade, v. 11, n. 1, p. 30-51, 2017.

SEIDL, E. M. F.; ZANNON, C. M. L. C. Qualidade de vida e saúde: aspectos conceituais e metodológicos. Cadernos de Saúde Pública, p. 580-588, 2004.

VILELA, N. G. S.; SILVA, B. N. Autorregulação, motivação e qualidade de vida dos discentes de Ciências Contábeis no ensino remoto. Revista Brasileira de Contabilidade e Gestão, v. 11, n. 21, 2022.

Publicado

01-08-2024

Cómo citar

SAFFIER, C.; DALLABONA, L. F. Relação da síndrome de Burnout e qualidade de vida: evidências em discentes de graduação em Ciências Contábeis: Relationship between Burnout syndrome and quality of life: evidence in undergraduate accounting students. Ciências Sociais Aplicadas em Revista, [S. l.], v. 27, n. 47, p. 353–372, 2024. DOI: 10.48075/csar.v27i47.32331. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/csaemrevista/article/view/32331. Acesso em: 19 oct. 2024.