Formação matemática em cursos de Pedagogia no Brasil: uma metanálise das pesquisas stricto sensu 2003-2018
Palavras-chave:
Formação docente; Matemática e Pedagogia; Metanálise qualitativa.Resumo
Este artigo apresenta resultado de uma investigação sobre como as pesquisas stricto sensu brasileiras que abordam a Formação Matemática no curso de Pedagogia, no período de 2003 a 2018, problematizam a Formação inicial do Pedagogo em relação ao ensino de matemática. O objetivo foi identificar as problemáticas apontadas e organizá-las em subcampos pertencentes a dois campos investigativos – Educação Matemática e Formação docente. O procedimento metodológico foi a metanálise das 52 pesquisas encontradas no Catálogo de Teses e Dissertações da Capes e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações por meio dos termos “Professor polivalente” AND “Matemática”; “Formação de pedagogos” AND “Matemática”; “Pedagogia” AND “Formação Matemática”; e “Formação Matemática” AND “Curso de Pedagogia”. Como resultado, os subcampos apontam questões nevrálgicas que reverberam na fragilidade formativa dos estudantes de Curso de Pedagogia no que tange a docência em matemática nos anos iniciais e na educação infantil.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Espaço Plural

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.