Formação matemática em cursos de Pedagogia no Brasil: uma metanálise das pesquisas stricto sensu 2003-2018

Autores

  • Larissa Barbosa Luiz Rodrigues da Silva
  • Ettiène Cordeiro Guérios

Palavras-chave:

Formação docente; Matemática e Pedagogia; Metanálise qualitativa.

Resumo

Este artigo apresenta resultado de uma investigação sobre como as pesquisas stricto sensu brasileiras que abordam a Formação Matemática no curso de Pedagogia, no período de 2003 a 2018, problematizam a Formação inicial do Pedagogo em relação ao ensino de matemática. O objetivo foi identificar as problemáticas apontadas e organizá-las em subcampos pertencentes a dois campos investigativos – Educação Matemática e Formação docente. O procedimento metodológico foi a metanálise das 52 pesquisas encontradas no Catálogo de Teses e Dissertações da Capes e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações por meio dos termos “Professor polivalente” AND “Matemática”; “Formação de pedagogos” AND “Matemática”; “Pedagogia” AND “Formação Matemática”; e “Formação Matemática” AND “Curso de Pedagogia”. Como resultado, os subcampos apontam questões nevrálgicas que reverberam na fragilidade formativa dos estudantes de Curso de Pedagogia no que tange a docência em matemática nos anos iniciais e na educação infantil.

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Publicado

16-01-2022

Como Citar

LARISSA BARBOSA LUIZ RODRIGUES DA SILVA; ETTIÈNE CORDEIRO GUÉRIOS. Formação matemática em cursos de Pedagogia no Brasil: uma metanálise das pesquisas stricto sensu 2003-2018. Espaço Plural, [S. l.], v. 1, n. 01, 2022. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/espacoplural/article/view/33922. Acesso em: 19 out. 2024.