A CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE NÚMERO: O PROJETO TAMPINHAS
Palavras-chave:
Educação Matemática; conceito de número; processos mentais.Resumo
A construção de conceitos matemáticos pressupõe o desenvolvimento de estruturas complexas de pensamento, formadas a partir das experiências vivenciadas. Nessa perspectiva, o objetivo deste texto é apresentar como o projeto educacional "Tampinhas" contribuiu para a construção do conceito de número em uma turma do 1º ano em uma escola pública do Distrito Federal. Configura-se como um relato de experiência, de abordagem qualitativa, das atividades desenvolvidas nas aulas de Matemática, com o intento de auxiliar na construção do conceito de número. Os principais resultados aduzem que o desenvolvimento de projetos educativos com montagem de coleções é uma estratégia relevante e válida no processo de construção desse conceito, garantindo o papel ativo dos estudantes em seu processo de aprendizagem e aumentando a vivência matemática dos estudantes. Além de se colocar como um momento de interação que contribui para práticas inclusivas.
Referências
AGRANIONIH, Neila Tonin. Escrita numérica de milhares e valor posicional: concepções iniciais de alunos de 2ª série. 2008. 218 f. Tese (Programa de Pós- graduação em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.Disponível em: https://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/13485/000648474.pdf. Acesso em: set. 2023.
ALMEIDA, Manoel de Campos. O nascimento da matemática: a neurofisiologia e a pré-história da matemática. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2013. (Coleção história da matemática para professores).
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.
BRASIL. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: apresentação. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de apoio à Gestão Educacional. Brasília: MEC, SEB, 2014.
CUNHA, Aline Vieira; MONTOITO, Rafael. A construção do conceito de número através da Literatura Infantil, de acordo com as proposições da BNCC. Research, Society and Development, v. 10, n. 9, p. 1-13, 2021. DOI: http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i9.18298.
D'AMBROSIO, Ubiratan. Por que e como ensinar história da matemática. REMATEC, v. 8, n. 12, p. 07-21, 2013. Disponível em: https://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/355. Acesso em set. 2023.
DUHALDE, Maria Elena; CUBERES, Maria Tereza Gonzalez. Encontros iniciais com a matemática: contribuições à Educação Infantil. Tradução de Maria Cristina Fontana. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.
FREITAS, Laisa Magalhães; POLETTO, Lizando. A construção do conceito de número pela criança através dos jogos matemáticos. Revista Acadêmica Educação e Cultura em Debate, v. 2, n. 2, ago-dez. p. 92-109, 2016. Disponível em: http://www.revistas.unifan.edu.br/index.php/RevistaISE/issue/viewFile/19/11. Acesso em jun. 2023
GIARDINETTO, José Roberto Boettger. Pedagogia histórico-crítica e educação matemática: a utilização de categorias do materialismo histórico-dialético como subsídio para o processo de ensino. Debates em Educação, Maceió (AL), vol. 12, n. 26, jan./abr., p. 211-224, 2020. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/ojs2-somente-consulta/index.php/debateseducacao/article/view/7280/pdf. Acesso em: 7 jul. 2023.
IFRAH, Georges. Os números: A história de uma grande invenção. São Paulo: Globo, 2005.
KAMII, Constance. A criança e o número: implicações educacionais da teoria de Piaget para a atuação de escolares de 4 a 6 anos. Tradução: Regina A. de Assis. – 11ª. ed. Campinas, SP: Papirus, 1990.
KAMII, Constance; DECLARK, Georgia. Reinventando a aritmética: implicações da teoria de Piaget. 7ª edição – Campinas, SP: Papirus, 1993.
LORENZATO, Sérgio. Para aprender Matemática. 2. ed. rev. Campinas: Autores Associados, 2008a. Coleção Formação de Professores.
LORENZATO, Sérgio. Educação Infantil e percepção matemática. Campinas. Autores Associados LTDA, 2008.
NOGUEIRA, Clélia Maria Ignatius. Pesquisas atuais sobre a construção do conceito de número: para além de Piaget? Educar em Revista, v. 1, n. 2011, p. 109-124, 2011.
PIAGET, Jean. Psicologia e Pedagogia. Rio de Janeiro. Forense Universitária, 1976
PIAGET, Jean.; SZEMINSKA, Alina. A gênese do número na criança. 3. ed. Tradução de: OITICICA, C. M. Rio de Janeiro: Zahar, 1981.
SANDES, Joana Pereira; MOREIRA, Geraldo Eustáquio; ARRUDA, Tatiana Santos. A construção do conceito de número pela criança na educação infantil: resolvendo problemas por meio do desenho. Revista @mbienteeducação. São Paulo: Universidade Cidade de São Paulo, v. 13, n. 3, p. 60-85 Set/Dez 2020. Disponível em: https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/index. Acesso em: ago. 2023.
SKOVSMOSE, Ole. Inclusões, encontros e cenários. Educação Matemática em Revista, Brasília, v. 24, n. 64, p. 16-32, set./dez. 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Espaço Plural

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.