A CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE NÚMERO: O PROJETO TAMPINHAS

Autores

  • Dulcimária Ferreira da Cunha Marçal
  • Ellen Michelle Barbosa de Moura
  • Geraldo Eustáquio Moreira
  • Lygianne Batista Vieira

Palavras-chave:

Educação Matemática; conceito de número; processos mentais.

Resumo

A construção de conceitos matemáticos pressupõe o desenvolvimento de estruturas complexas de pensamento, formadas a partir das experiências vivenciadas. Nessa perspectiva, o objetivo deste texto é apresentar como o projeto educacional "Tampinhas" contribuiu para a construção do conceito de número em uma turma do 1º ano em uma escola pública do Distrito Federal. Configura-se como um relato de experiência, de abordagem qualitativa, das atividades desenvolvidas nas aulas de Matemática, com o intento de auxiliar na construção do conceito de número. Os principais resultados aduzem que o desenvolvimento de projetos educativos com montagem de coleções é uma estratégia relevante e válida no processo de construção desse conceito, garantindo o papel ativo dos estudantes em seu processo de aprendizagem e aumentando a vivência matemática dos estudantes. Além de se colocar como um momento de interação que contribui para práticas inclusivas.

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Publicado

07-03-2022

Como Citar

DULCIMÁRIA FERREIRA DA CUNHA MARÇAL; ELLEN MICHELLE BARBOSA DE MOURA; GERALDO EUSTÁQUIO MOREIRA; LYGIANNE BATISTA VIEIRA. A CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE NÚMERO: O PROJETO TAMPINHAS. Espaço Plural, [S. l.], v. 1, n. 01, 2022. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/espacoplural/article/view/33925. Acesso em: 19 out. 2024.