A EDUCAÇÃO CONFESSIONAL CATÓLICA SALESIANA E AS IMPLICAÇÕES SOCIAIS NAS ESTRUTURAS DE PODER
Palavras-chave:
Estado Novo; Relações de poder; Pedagogia salesianaResumo
Este artigo tem como objetivo analisar a interseção entre a educação confessional católica salesiana e as estruturas de poder, para compreender as implicações sociais resultantes dessa relação dentro do contexto educacional no sul do antigo Mato Grosso, no período de 1937 a 1945. A análise baseia-se nas representações e nas práticas adotadas pelo Ginásio Dom Bosco, com foco em elementos que moldaram as relações de poder entre alunos, instituição e sociedade. Revisita-se os fundamentos teóricos da educação salesiana a partir de revisão bibliográfica e análise qualitativa de fontes documentais. No exame das fontes, pretende-se incursionar um diálogo com estudos historiográficos e sociológicos, a partir do aporte histórico de Roger Chartier e sociológico de Pierre Bourdieu.
Referências
ADÃO, R. Anticomunismo e suas construções mitológicas na imprensa político-religiosa de Cuiabá (1930 – 1945). 2017. 208 f. Dissertação (Mestrado em História). Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Cuiabá, 2017.
ALMEIDA, M. G. A. A. Estado Novo: projeto político pedagógico e a construção do saber. Revista Brasileira de História, São Paulo, v. 18, n. 36, p. 137-160, 1998.
ARAKAKI, S. Dourados: memórias e representações de 1964. Dourados/MS: UEMS, 2008.
BARBOSA, M. História cultural da Imprensa: Brasil – 1900-2000. Rio de Janeiro: Mauad X, 2007.
BOMENY, H. M. B. Três decretos e um ministério: a propósito da educação no Estado Novo. In: PANDOLFI, Dulce (Org). Repensando o Estado Novo. Rio de Janeiro: Ed. Fundação Getúlio Vargas, p. 137-166, 1999.
BOURDIEU, P. A ilusão biográfica. In: FERREIRA, M. M.; AMADO, J.; PORTELLI, A. Usos & abusos da história oral. 8. ed. Rio de Janeiro: Ed. da FGV, p. 183-191, 2006.
BOURDIEU, P. O poder simbólico. Tradução de Fernando Tomaz. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1989.
BRASIL. [Constituição (1937)]. Constituição da República dos Estados Unidos do Brasil. Rio de Janeiro, 1937.
BRASIL. Decreto n. 19.488, de 15 de dezembro de 1930. Declara os dias de festa nacional. Rio de Janeiro, 1930.
BRASIL. Lei n. 259, de 1 de outubro de 1936. Torna obrigatória, em todo o paiz, nos estabelecimentos de ensino na e associações de fins educativos, o canto do Hymno Nacional. Rio de Janeiro, 1936.
BRASIL. Lei n. 38, de 04 de abril de 1935. Define crimes contra a ordem política e social. Rio de Janeiro, 1935.
CAPELATO, M. H. R. Multidões em Cena: Propaganda Política no Varguismo e no Peronismo. Campinas, SP: Papiros, 1998.
CAPELATO, M. H. R. O Estado Novo: o que trouxe de novo? In: FERREIRA, J.; DELGADO, L. A. N. (Org.). O Brasil Republicano: O Tempo do nacional-estatismo, do início da década de 1930 ao apogeu do Estado Novo. 2. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, p. 107-143, 2007.
CHARTIER, R. A história cultural: entre práticas e representações. Lisboa: DIFEL, 1990.
COSTA, E. R. Os grêmios escolares e os jornais estudantis: práticas educativas na Era Vargas (1930 - 1945). 2016. 249 f. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Educação, Belo Horizonte, 2016.
FERREIRA, J. Prisioneiros do mito: cultura e imaginário político dos comunistas no Brasil (1930-1956). Niterói: EdUFF: Rio de Janeiro: MAUAD, 2002.
FLORINDO, M. T. O DEOPS/SP na Era Vargas: crescimento institucional, administração burocrática e práticas tradicionais de atuação policial. Aurora (UNESP. Marília), v. 5, p. 124-139, 2011.
GARCIA, N. J. O Estado Novo: Ideologia e Propaganda Política – a legitimação do estado autoritário perante às classes subalternas. São Paulo: Loyola, 1982.
GIRARDET, R. Mitos e mitologias políticas. Tradução de Maria Lucia Machado. São Paulo: Companhia das Letras, 1987.
GOMES, A. C. A Invenção do trabalhismo. 3. ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2005.
GOMES, A. C. História e historiadores. Rio de Janeiro: Editora Fundação Getúlio Vargas, 1996.
GOULART, S. Sob a verdade oficial: ideologia, propaganda e censura no Estado Novo. São Paulo. Marco Zero, 1990.
HOBSBAWM, E. Etnia e nacionalismo na Europa hoje. In: BALAKRISHNAN, G. (Org.). Um mapa da questão nacional. Rio de Janeiro: Contraponto, 2000, p. 271-282.
HORTA, J. S. B. O hino, o sermão e a ordem do dia: regime autoritário e a educação no Brasil (1930-1945). Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, 2012.
MOTTA, R. P. S. Em guarda contra o perigo vermelho: o anticomunismo no Brasil (1917-1964). 2. ed. Niterói: Eduff, 2020.
NEVES, V. A.; SILVA, V. M. Educação, Igreja e Estado Novo (1937-1945): ensino secundário confessional na Paraíba. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 44, n. 2, p. 358-371, 2019.
O GINÁSIO – Órgão dos alunos do Ginásio Municipal Dom Bosco. Campo Grande, Mato Grosso, n. 21, fev./mar., 1940.
O GINÁSIO – Órgão dos alunos do Ginásio Municipal Dom Bosco. Campo Grande, Mato Grosso, n. 27, abr., 1941.
O GINÁSIO – Órgão dos alunos do Ginásio Municipal Dom Bosco. Campo Grande, Mato Grosso, n. 33, mar./abr., 1942.
O GINÁSIO – Órgão dos estudantes do Ginásio Dom Bosco. Campo Grande, Mato Grosso, n. 7, set., 1937.
O GINÁSIO – Órgão dos estudantes do Ginásio Dom Bosco. Campo Grande, Mato Grosso, n. 8, out., 1937.
O GINÁSIO – Órgão dos estudantes do Ginásio Dom Bosco. Campo Grande, Mato Grosso, n. 13, ago./set., 1938.
PANDOLFI, D. Repensando o Estado Novo. Rio de Janeiro: Ed. Fundação Getúlio Vargas, 1999.
SCHWARCZ, L. M.; STARLING, H. M. Brasil: uma biografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.
SCHWARTZMAN, S.; BOMENY, H. M. B.; COSTA, V. M. R. Tempos Capanema. Rio de janeiro: Paz e Terra, São Paulo: Ed. da USP, 1984.
SGARBI, A. D. Bibliotecas pedagógicas católicas: estratégias para construir uma “civilização cristã” e conformar o campo pedagógico através do impresso. 2001. 391 f. Tese (Doutorado em Educação: História e Filosofia da Educação). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2001.
SGARBI, A. D. Igreja, educação e modernidade na década de 30 escolanovismo católico: construído na CCBE, divulgado pela Revista Brasileira de Pedagogia. 1997. 226 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Faculdade de Educação, São Paulo, 1997.
SILVA, M. S. A Educação Brasileira no Estado-Novo: 1937/1945. São Paulo: Editorial Livramento, 1980.
VELLOSO, M. P. Cultura e poder político: uma configuração do campo intelectual. In: OLIVEIRA, L. L.; VELLOSO, M. P.; GOMES, A. M. C. Estado Novo: ideologia e poder. Rio de Janeiro: Zahar Editores, p.71-108, 1982.
VIANNA, M. A. G. O PCB, a ANL e as insurreições de novembro de 1935. In: FERREIRA, J.; DELGADO, L. A. N. (Org.). O Brasil Republicano: o tempo do nacional-estatismo, do início da década de 1930 ao apogeu do Estado Novo. 2. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Espaço Plural

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.