A EDUCAÇÃO CONFESSIONAL CATÓLICA SALESIANA E AS IMPLICAÇÕES SOCIAIS NAS ESTRUTURAS DE PODER

Autores

  • Jéssica Lima Urbieta
  • Jacira Helena do Valle Pereira Assis

Palavras-chave:

Estado Novo; Relações de poder; Pedagogia salesiana

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar a interseção entre a educação confessional católica salesiana e as estruturas de poder, para compreender as implicações sociais resultantes dessa relação dentro do contexto educacional no sul do antigo Mato Grosso, no período de 1937 a 1945. A análise baseia-se nas representações e nas práticas adotadas pelo Ginásio Dom Bosco, com foco em elementos que moldaram as relações de poder entre alunos, instituição e sociedade. Revisita-se os fundamentos teóricos da educação salesiana a partir de revisão bibliográfica e análise qualitativa de fontes documentais. No exame das fontes, pretende-se incursionar um diálogo com estudos historiográficos e sociológicos, a partir do aporte histórico de Roger Chartier e sociológico de Pierre Bourdieu.

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Publicado

16-01-2022

Como Citar

JÉSSICA LIMA URBIETA; JACIRA HELENA DO VALLE PEREIRA ASSIS. A EDUCAÇÃO CONFESSIONAL CATÓLICA SALESIANA E AS IMPLICAÇÕES SOCIAIS NAS ESTRUTURAS DE PODER. Espaço Plural, [S. l.], v. 1, n. 01, 2022. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/espacoplural/article/view/33936. Acesso em: 19 out. 2024.