O impacto emocional e a percepção dos estudantes de pedagogia sobre o ensino remoto na área da educação matemática

The emotional impact and perception of pedagogy students on remote teaching in the field of mathematics education

Autores

  • Ellen Michelle Barbosa de Moura
  • Karla Vanessa Gomes dos Santos
  • Joeanne Neves Fraz
  • Geraldo Eustáquio Moreira

Palavras-chave:

Educação Matemática; Ensino Remoto; Formação de Professores; Impactos Emocionais.

Resumo

O artigo objetivou refletir sobre as percepções de estudantes de uma turma de graduação em Pedagogia sobre a Matemática e as vantagens e desvantagens do ensino remoto, bem como os aspetos emocionais envolvidos neste período. Estudo qualitativo e exploratório, realizado mediante observação e questionário de avaliação. As análises revelaram que os sentidos da Matemática são diversos, ela é considerada a partir de um viés reducionista ou crítico e ampliado. Em relação ao ensino remoto, as vantagens vivenciadas foram: não depender de transporte público, ganho de tempo para estudar devido ao não deslocamento e autonomia para estudos. As desvantagens: sentimento de solidão, tristeza, excesso de demandas, falta de qualidade de conexão. O impacto emocional foi evidente, marcado, principalmente, pela falta da troca social nas situações de construção de conhecimento. O reconhecimento dos fatores supracitados pode embasar práticas pedagógicas diferenciadas que ampliem as discussões sobre a Matemática.

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Publicado

06-06-2021

Como Citar

ELLEN MICHELLE BARBOSA DE MOURA; KARLA VANESSA GOMES DOS SANTOS; JOEANNE NEVES FRAZ; GERALDO EUSTÁQUIO MOREIRA. O impacto emocional e a percepção dos estudantes de pedagogia sobre o ensino remoto na área da educação matemática: The emotional impact and perception of pedagogy students on remote teaching in the field of mathematics education. Espaço Plural, [S. l.], v. 1, n. 01, 2021. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/espacoplural/article/view/34014. Acesso em: 5 nov. 2024.