O impacto emocional e a percepção dos estudantes de pedagogia sobre o ensino remoto na área da educação matemática

The emotional impact and perception of pedagogy students on remote teaching in the field of mathematics education

Autores/as

  • Ellen Michelle Barbosa de Moura
  • Karla Vanessa Gomes dos Santos
  • Joeanne Neves Fraz
  • Geraldo Eustáquio Moreira

Palabras clave:

Mathematics Education; Remote Teaching; Teachers’ training; Emotional Impacts.

Resumen

The article aims to reflect on the perceptions of students in an undergraduate class in Pedagogy about mathematics and the advantages and disadvantages of remote teaching, as well as the emotional aspects involved in this period. This was a qualitative and exploratory study, carried out using observation and an evaluation questionnaire. The analysis revealed that the meanings of mathematics are diverse, and that it is considered from a reductionist or critical and expanded perspective. In relation to remote learning, the advantages experienced were: not depending on public transport, gaining time to study due to not commuting and autonomy to study. The disadvantages: feelings of loneliness, sadness, excessive demands, lack of connection quality. The emotional impact was evident, marked mainly by the lack of social exchange in knowledge-building situations. Recognizing the above factors can provide a basis for different pedagogical practices that broaden discussions about mathematics.

Citas

BEHAR, P. A. O Ensino Remoto Emergencial e a Educação a Distância. Rio Grande do Sul: UFRGS, jul. 2020. Disponível em: https://www.ufrgs.br/coronavirus/base/artigo-o-ensino-remoto-emergencial-e-a-educacao-a-distancia/. Acesso em 14 jun. 2022.

BRASIL, Ministério da Educação. Portaria nº 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19. Diário Oficial da União – DOU, Imprensa Nacional [Internet]. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-343-de-17-de-marco-de-2020-24856437. Acesso em 16 de mai. 2022.

CARRIL, M. G. P. et al. Ensino Remoto no curso de Pedagogia: Formação interdisciplinar para a gestão educacional. Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco, v. 10, n. 22 (Edição Regular e Dossiê Infância e Tecnologia), p. 453-484, 2020. Disponível em: https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1252/867. Acesso em: 18 jun. 2022.

CUNHA, L. F. F.; SILVA, A. S.; SILVA, A. P. O ensino remoto no Brasil em tempos de pandemia: diálogos acerca da qualidade e do direito e acesso à educação. Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal, Brasília (DF), v. 7, n. 3, p. 27-37, ago. 2020. Disponível em: http://www.periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/924/553. Acesso em 16 jun. 2022.

D’AMBROSIO, U. Sociedade, cultura, matemática e seu ensino. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 1, p. 99-120, jan./abr. 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/TgJbqssD83ytTNyxnPGBTcw/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 23 jun. 2022.

D’AMBROSIO, U.; D’AMBROSIO, B. S. Formação de professores de Matemática: professor pesquisador. Atos de Pesquisa em Educação, v. 1, nº 1, p. 75-85, jan./abr. 2006. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/277091486_FORMACAO_DE_PROFESSORES_DE_MATEMATICA_PROFESSOR-PESQUISADOR. Acesso em: 23 jun. 2022.

DEMO, P. Pesquisa e Construção de Conhecimento: metodologia científica no caminho de Habermas. 4. ed. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2000.

FRAZ, J. N. Mil e uma cenas do processo de ensino e aprendizagem da Matemática na modalidade a distância: representações sociais de professores de Matemática envolvidos na trama da formação inicial. 2022. 218 f. Tese (Doutorado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília (DF), 2022.

FRAZ, J. N.; MOURA, E. M. B.; SANTOS, K. V. G.; MOREIRA, G. E. The Brazilian Mathematics Educator Ubiratan D’Ambrosio in vídeos: Ethnomathematics and the unveiling of Mathematics. TANGRAM-Revista de Educação Matemática, v. 6, n. 1, p. 100-118, 2023.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA – IBGE. Microdados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua – Pnad Contínua, edição de 2018, trimestre 4 (questionário suplementar de TIC). Rio de Janeiro, 2020. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/estatisticas/sociais/trabalho/17270-pnad-continua.html?=&t=microdados. Acesso em: 30 abr. 2022.

JASKIW, E. F. B.; LOPES, C. V. G. A pandemia, as TDIC e ensino remoto na educação básica: desafios para as mulheres que são mães e professoras. SCIAS - Educação, Comunicação e Tecnologia, 2(2), p. 231-250, 2021. https://doi.org/10.36704/sciaseducomtec.v2i2.5033. Acesso em: 23 jun. 2022.

LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

MAIA, B. R.; DIAS, P. C. Ansiedade, depressão e estresse em estudantes universitários: o impacto da COVID-19. Estudos de Psicologia, Campinas, v. 37, e200067, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/estpsi/a/k9KTBz398jqfvDLby3QjTHJ/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 27 jan. 2022.

MARTINS, S. C. B. et al. Tecnologias na educação em tempos de pandemia: uma discussão (im)pertinente. Interacções, v. 16, n. 55, p. 6-27, 2020. Disponível em: https://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/21019. Acesso em: 16 jun. 2022.

MELO, L. D. M.; SOARES, L. E. B.; CAVALCANTE, L. P. S. Percepção de graduandos de instituições públicas, sobre o ensino remoto diante a pandemia da covid-19. Anais [...]. V Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências – CONAPESC... Campina Grande, PB: Realize Editora, 2020. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/73147. Acesso em: 18 jun. 2023

MORAN, J. M. A educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá. 2. ed. Campinas, SP: Papirus, 2007.

MORAES, E. M.; COSTA, W. C. L.; PASSOS, V. M. A. Ensino remoto: percepções de professores que ensinam matemática. Revista Prática Docente, [S. l.], v. 6, n. 2, p. e029, 2021. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/1109/477. Acesso em: 22 jun. 2023.

MOREIRA, G. E. Resolvendo problemas com alunos com Transtornos Globais do Desenvolvimento: desafios e conquistas. Educação Matemática em Revista - RS, v. 01, p. 38 - 48, 2014. Disponível em: http://sbem.iuri0094.hospedagemdesites.ws/revista/index.php/EMR-RS/article/view/1495/981. Acesso em: 27 jan. 2022.

MOREIRA, G. E. O ensino de Matemática para alunos surdos: dentro e fora do texto em contexto. Educação Matemática Pesquisa. Vol. 18, nº 2. São Paulo, 2016. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/23486/pdf. Acesso em: 27 jan. 2022.

MOREIRA, G. E.; MANRIQUE, A. L. Educação Matemática Inclusiva: diálogos com as teorias da atividade, da aprendizagem significativa e das situações didáticas. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2019.

MOREIRA, G. E.; VIEIRA, L. B. Do ensino presencial ao ensino remoto emergencial em função da covid-19: apoios educacionais, sociais e tecnológicos para professores da rede pública de ensino do Distrito Federal. Revista Participação - UnB, n° 34, novembro 2020, p. 171-173. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1_y95_7QMT_wC8vhwQUCJamcPgTvbjtBC/view. Acesso em: 22 jun. 2023.

MOREIRA, G. E.; VIEIRA, L. B.; FRAZ, J. N.; FERREIRA, W. C.; TEIXEIRA, C. J. Formação inicial e continuada de professores que ensinam Matemática: socializando experiências exitosas do Diem. Revista Prática Docente, v. 06, p. 01-25, 2021. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/865/425. Acesso em: 23 jun. 2023.

MOREIRA, J. A. M.; HENRIQUES, S.; BARROS, D. Transitando de um ensino remoto emergencial para uma educação digital em rede, em tempos de pandemia. Dialogia, São Paulo, n. 34, p. 351-364, jan./abr. 2020. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/17123/8228. Acesso em: 13 jun. 2022.

MOURA, E. M. B.; FRAZ, J. N.; SANTOS, K. V. G. Educação Matemática na Educação Infantil: Situações cotidianas na formação de professores. In:

MOREIRA, G. E. (org.). Práticas de Ensino de Matemática em Cursos de Licenciatura em Pedagogia: Oficinas como instrumentos de aprendizagem. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2020, v. I, p. 19-35.

MOURA, E. M. B.; FRAZ, J. N.; SANTOS, K. V. G.; MOREIRA, G. E. O potencial de uma oficina pedagógica remota na formação de professores que ensinam matemática: valor posicional e multiplicação em cena. Revista Paranaense de Educação Matemática, v. 12, n. 28, p. 477–498, 2023. DOI: 10.33871/22385800.2023.12.28.477-498. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/rpem/article/view/7105. Acesso em: 15 jun. 2023.

PEREIRA, R. M. S. SELVATI, F. S.; RAMOS, K. S.; TEIXEIRA, L. G. F.; CONCEIÇÃO, M. V. Vivência de estudantes universitários em tempos de pandemia do Covid-19. Revista Práxis, v. 12, n. 1 (Sup.), dezembro, 2020. Disponível em: https://revistas.unifoa.edu.br/praxis/article/view/3458/2703. Acesso em: 14 jun. 2022.

SILVA, J. A. L. Matemática e o uso das tecnologias digitais em tempos de pandemia: implicações nos processos de ensino, aprendizagem e avaliação na educação superior. Revista de Educação Matemática, [S. l.], v. 19, n. 01, p. e022016, 2022. DOI: 10.37001/remat25269062v19id564. Disponível em: https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/564/463. Acesso em: 25 jan. 2023.

SKOVSMOSE, O. Educação Matemática crítica: a questão da democracia. Campinas, SP: Papirus, 2001. (Coleção Perspectivas em Educação Matemática).

SKOVSMOSE, O. Desafios da reflexão em educação matemática crítica. Campinas, SP: Papirus, 2008. (Coleção Perspectivas em Educação Matemática).

SANTOS, M. X. A formação em serviço no PNAIC de professores que ensinam Matemática e construções de práxis pedagógicas. 135f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília/Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE-UnB. Brasília, 2017.

SANTOS, B. S. A cruel pedagogia do vírus (Pandemia Capital). São Paulo: Boitempo, 2020.

TEIXEIRA, C. J.; FRAZ, J. N.; FERREIRA, W. C. Percepção de professores que ensinam matemática sobre o ensino remoto emergencial e o processo de ensino-aprendizagem. Debates em Educação, Maceió, v. 13, n. 31, p. 966-991, jun. 2021. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/11784. Acesso em: 28 jun. 2023.

VALENTE, W. R.; BERTINI, L. F.; MORAIS, R. S. Novos aportes teóricos-metodológicos sobre saberes profissionais na formação de professores que ensinam matemática. Revista Acta Scientiae, v. 19, p. 224-235, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/185666/Novos%20aportes%20te%c3%b3rico-metodol%c3%b3gicos.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 26 jan. 2022.

ZONTINI, L. R. S.; MOCROSKY, L. F. O Bicho de Sete Cabeças: uma discussão sobre o professor dos anos iniciais e o medo da Matemática. Educação Matemática na Contemporaneidade: desafios e possibilidades. Encontro Nacional de Educação Matemática. COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA. São Paulo, 2016. Disponível em: http://www.sbembrasil.org.br/enem2016/anais/pdf/4878_2420_ID.pdf. Acesso em: 19 jun. 2022.

Publicado

06-06-2021

Cómo citar

ELLEN MICHELLE BARBOSA DE MOURA; KARLA VANESSA GOMES DOS SANTOS; JOEANNE NEVES FRAZ; GERALDO EUSTÁQUIO MOREIRA. O impacto emocional e a percepção dos estudantes de pedagogia sobre o ensino remoto na área da educação matemática: The emotional impact and perception of pedagogy students on remote teaching in the field of mathematics education. Espaço Plural, [S. l.], v. 1, n. 01, 2021. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/espacoplural/article/view/34014. Acesso em: 7 may. 2025.