POTENCIALIZANDO O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL: ANÁLISES NARRATIVAS DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA
Abstract
Keli Cristina Conti[1]
Resumo: Este artigo busca evidenciar a contribuição das análises narrativas de professore e futuros professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, que ensinam Matemática, como potencializadoras do desenvolvimento profissional, detalhando o processo de desenvolvimento profissional de um participante de um grupo de estudos com foco na Estatística. Essas reflexões são decorrentes de uma pesquisa de doutorado, cujo objetivo foi compreender o processo de desenvolvimento profissional na perspectiva do letramento estatístico em contextos colaborativos. O contexto colaborativo criado e o percurso do grupo de estudos também evidenciaram que os professores e futuros professores podem ser investigadores da própria prática e, com isso, se desenvolverem profissionalmente.
Palavras chave: Educação Matemática; Estatística – ensino e aprendizagem; Contexto colaborativo; Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
[1] Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. Possui doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.