LABORATÓRIO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: CONCEPÇÕES E IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO
Abstract
Carloney Alves de Oliveira[1]
Resumo: O presente artigo apresenta uma pesquisa sobre o Laboratório de Educação Matemática (LEM) na formação do pedagogo como prática pedagógica numa perspectiva dialógica, colaborativa e cooperativa. Buscou-se a fundamentação teórica nos estudos de Alves (2001), Bicudo e Borba (2005), Fiorentini e Lorenzato (2006), Lorenzato (2012), Passos (2012) entre outros autores que dialogam sobre o LEM na formação de professores. A pesquisa, de cunho exploratório, foi realizada com os alunos matriculados na disciplina de Saberes e Metodologias do Ensino da Matemática 1, numa abordagem qualitativa, coletando os dados por meio de entrevistas semiestruturadas e questionários respondidos pelos alunos. Constatamos que o LEM é um espaço que pode contribuir e permitir trocas de experiências, reflexão e construção coletiva através de seus materiais disponíveis, proporcionando diferentes modos de ensinar e aprender pela interação dos alunos.
Palavras-chave: Laboratório de Educação Matemática; Formação do Pedagogo e Ensino de Matemática.
[1] Professor do Curso de Pedagogia na área de Saberes e Metodologias do Ensino da Matemática (UFAL). Doutor em Educação (UFAL). Professor vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM) da UFAL. Membro do Grupo de Pesquisa em Educação Matemática. E-mail: carloneyalves@gmail.com
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.