CONHECIMENTO INTERPRETATIVO DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA: O CASO DO CUBO
Abstract
Silvania Couto[1]
Miguel Ribeiro[2]
Resumo: As dificuldades dos alunos relacionam-se com o conhecimento do professor e, em particular, com o conhecimento envolvido no atribuir significado às produções dos alunos (registros escritos, comentários, raciocínios), tomando-as como ponto de partida para desenvolver o conhecimento, competências e habilidades matemáticas – denominado de Conhecimento Interpretativo. Neste artigo discute-se o Conhecimento Interpretativo revelado por um grupo de formandos que participaram de um curso de extensão que objetivava contribuir para desenvolver esse conhecimento no âmbito da Geometria para a Educação Infantil e Anos Iniciais ao resolverem uma tarefa sobre visualização e classificação de sólidos geométricos. Os resultados revelam alguns aspetos do Conhecimento Interpretativo apontando necessidade de alteração de foco na formação de professores.
Palavras-chave: Conhecimento Interpretativo; Visualização; Geometria.
[1] Licenciada em Matemática pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Faculdade de Educação da UNICAMP. E-mail: silvaniacoutoc@gmail.com.
[2] Doutor em Educação Matemática pela Universidade de Huelva (Espanha). Professor da Faculdade de Educação da UNICAMP, Brasil. E-mail: cmribas78@gmail.com.
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