PAISAGENS DO MEDO: A EXPANSÃO DO IDEÁRIO ECOLOGISTA NA CIDADE DE LONDRINA-PR (1970-1990)
Keywords:
Era da ecologia, História Ambiental, Londrina, Paisagens do medo.Abstract
Os estudos de história ambiental tem crescido continuamente nos últimos anos no Brasil. Uma das principais propostas deste campo de pesquisa é seu caráter interdisciplinar. Exploramos neste artigo o conceito de “paisagem do medo” como uma ferramenta para o estudo do surgimento da chamada era da ecologia no Brasil, em particular na cidade de Londrina-PR, nos anos de 1970 a 1980. Além disso, a análise do jornal Folha de Londrina mostrou outras formas de percepção e relação com a natureza nesse mesmo período, cujas temáticas precisam ser aprofundadas e consolidadas com o exame de outras fontes e metodologia.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.