INVESTIGANDO A HISTÓRIA DA VEGETAÇÃO (LINHAS DE ÁRVORES) NOS ALPES CENTRAIS: CONTRIBUIÇÕES DA ANÁLISE DE FITÓLITOS
Keywords:
História, Vegetação e Fitólitos.Abstract
As variações de altitude na linha de árvores nos Alpes durante o Holoceno foram investigadas principalmente por meio de análises de grãos de pólen e de macrofósseis de plantas. Atualmente é consenso que a floresta atingiu altitudes entre 2.400 e 3.000 metros (acima do nível do mar) durante o Ótimo Climático Atlântico (100 a 300metros acima da altitude atual). Essa ideia tem sido discutida há alguns anos e agora novas técnicas são necessárias para resolver este debate. Os solos alpinos podem atuar como arquivos de informações consideradas adequadas para a reconstrução da história da vegetação. Neste trabalho discute-se o potencial dos 5 fitólitos preservados no solo como marcador da história da vegetação alpina em ambientes terrestres secos. O conteúdo de saílica biogênica no perfil de solo estudado mostrou-se baixo no horizonte eluvial e maior em profundidade. A concentração de células curtas de gramíneas apresentou pico na parte superior do perfil e drástica diminuição em direção à base do horizonte eluvial. Morfotipos poliédricos de fitólitos foram os mais comuns na base do perfil de solo. Esta abundância pode ser explicada pela dissolução da opala mais solúvel das monocotiledôneas, ou pode ser uma genuína assinatura da presença de espécies arbóreas. Esta segunda hipótese foi confirmada por meio das análises de EDX que demonstrou ser uma poderosa ferramenta para distinguir morfotipos não idiomórfico (not –idiomorfic).
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.