FORMAÇÃO DE PROFESSORES E OS CURSOS DE LICENCIATURAS

Authors

  • Léa das Graças Camargos Anastasiou

Keywords:

Formação de professores, percursos curriculares, articulação de saberes, metacognição e resiliência.

Abstract

Este artigo apresenta uma análise da formação de professores tomando como referencia dados do relatório Professores do Brasil: impasses e desafios (2009), de Gatti e Barreto e apresenta sugestões para encaminhamentos de ações como um dos pontos de partida para discutir a formação inicial dos professores que cursam licenciaturas na graduação. Pontua algumas saídas que vem sendo vivenciadas nos processo de revisões curriculares de outros cursos de graduação, incluindo questões da metacognição, consciência de si e resiliência e que vem possibilitando percursos diferenciados, no sentido de possibilitar a relação teoria e prática assim como a imersão em cenários de prática desde as fases curriculares iniciais.

Published

23-06-2013

How to Cite

ANASTASIOU, L. das G. C. FORMAÇÃO DE PROFESSORES E OS CURSOS DE LICENCIATURAS. Espaço Plural, [S. l.], v. 13, n. 26, p. 13–29, 2013. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/espacoplural/article/view/8301. Acesso em: 24 jun. 2025.

Issue

Section

Dossiê: Formação Docente nas Licenciaturas: Contribuições e Perspectivas