Um passaporte para a vida celestial e terrena: nascimentos, batismos e relações sociais entre os luteranos de Imbituva-PR (1943-1959)

Autores/as

  • Janaina Cristiane da Silva Helfenstein Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Agencias de apoyo

Palabras clave:

Demografia Histórica, Batismos, Luteranos, Registros Paroquiais, História da Família.

Resumen

O batismo é o primeiro rito de passagem da vida de um indivíduo. Do ponto de vista religioso, ele é o fundamento de toda a vida cristã de uma pessoa, pois é o sacramento que permite a entrada dela no reino de Deus. Dessa maneira, o ato de batizar um filho diz muito sobre a forma como a família entende sua religião e se comporta no interior de sua comunidade. Sendo assim, o presente artigo tem por objetivo analisar os nascimentos e batismos oriundos da coorte de casais constituída pelos 223 casamentos realizados entre os anos de 1943 a 1959 em uma comunidade de descendentes teutos pertencentes à Comunidade Evangélica Luterana Ressurreição de Imbituva, localizada no interior do Paraná. Pretende-se, portanto, à luz de métodos extraídos da Demografia História, analisar os dados contidos nos Registros Paroquiais da dita Comunidade e compreender o fenômeno social e cultural da reprodução de um grupo etnico-religioso, considerando que a célula fundamental deste constituir-se-ia na família conjugal.

Biografía del autor/a

Janaina Cristiane da Silva Helfenstein, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Mestre em História pela Universidade Federal do Paraná. Doutoranda em História pela Universidade Estadual Paulista, Campus de Franca (SP).

Publicado

17-11-2017

Cómo citar

HELFENSTEIN, J. C. da S. Um passaporte para a vida celestial e terrena: nascimentos, batismos e relações sociais entre os luteranos de Imbituva-PR (1943-1959). Espaço Plural, [S. l.], v. 17, n. 35, p. 114–147, 2017. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/espacoplural/article/view/18288. Acesso em: 20 oct. 2024.

Número

Sección

Dossiê - História da Família: o estado da questão