Guia do educador para o filme Avatar:

abordando a educação ambiental através de um filme comercial

Autores/as

Palabras clave:

Avatar, Science Teaching, Environmental Education, Film as a pedagogical strategy

Resumen

Avatar (2009) is a film that tells the story of a conflict between human colonists and natives from another planet. The reason for the battle is the natural resources of the area. It is verified that the action there is destructive and threatening to life. The Educator's Guide deepens this film as a technological and didactic resource to address: the exploitation of mineral resources and damage to the environment; exploitation of natural resources by developed to less developed nations; the relationship of native peoples with environmental protection; and other possible and relevant topics to enhance the teaching of environmental education. Therefore, it aims to guide elementary school teachers, based on the proposed activities, aimed at raising students' awareness of the theme. The work is divided into four parts: introduction; theoretical framework; methodology; development; and final considerations. It is concluded that the movie, being both a commercially successful popular product and an allegory of a time when immediate attention to the environment is necessary, is an excellent material to highlight and illustrate socio-environmental issues to students.

Biografía del autor/a

Lucas Carneiro Costa, Universidade do Estado de Minas Gerais

Especialização em andamento em Mercado Financeiro e de Capitais pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Mestrado interrompido (2022) em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa. Mestrado interrompido (2021) em Economia pela Universidade Federal de Alfenas. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado de Minas Gerais (2020). Tem experiência nas seguintes áreas: Educação (com ênfase em Sociologia da Educação e Educação Ambiental) e Economia (com ênfase em Economia Regional). Atua profissionalmente em uma empresa de consultoria em Economia e Engenharia.

Joyce Paiva Silva Pereira, Universidade do Estado de Minas Gerais

Pós-graduanda em Gestão Escola Integradora. Pedagoga formada pela Universidade do Estado de Minas Gerais.

Ana Luiza Fontoura Pinheiro, Universidade do Estado de Minas Gerais

Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado de Minas Gerais, com experiência em mediação estética em espaços educativos não formais e escolares e também como professora regente na Educação Infantil.

Marcelo Diniz Monteiro de Barros, Universidade do Estado de Minas Gerais

Doutorado e Pós-Doutorado em Ensino em Biociências e Saúde pelo Instituto Oswaldo Cruz - Fundação Oswaldo Cruz. Professor da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais e do Programa de Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde - Instituto Oswaldo Cruz - Fiocruz. Bolsista de Produtividade em Pesquisa da Universidade do Estado de Minas Gerais.

Madalena de Mello e Silva, Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)

Doutora em Ensino de Biociências e Saúde pelo Instituto Oswaldo Cruz (IOC) / Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ). Cursou o Doutorado Intercalar no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (IE-UL) como bolsista pelo Programa Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE) da CAPES. Mestre em Ensino de Biociências pelo mesmo Programa que cursou o doutorado. Graduada em Ciências Biológicas, licenciatura e bacharelado, pela Universidade de Barra Mansa (UBM) e com especializações lato sensu em Microbiologia e Parasitologia Aplicadas pela Universidade Federal Fluminense.

Citas

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Publicado

29-08-2023

Cómo citar

CARNEIRO COSTA, L.; PAIVA SILVA PEREIRA, J.; LUIZA FONTOURA PINHEIRO, A.; DINIZ MONTEIRO DE BARROS, M.; DE MELLO E SILVA, M. Guia do educador para o filme Avatar:: abordando a educação ambiental através de um filme comercial. Espaço Plural, [S. l.], v. 19, n. 38, 2023. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/espacoplural/article/view/31287. Acesso em: 17 jul. 2024.