Max Richter e a “criatividade ativista”:
a obra Voices (2019) e a atualidade da Declaração Universal dos Direitos Humanos
Palabras clave:
Música e política, direitos humanos, identidadesResumen
Este artículo tiene como objetivo analizar algunos elementos de la composición Voices (2019), creada por Max Richter e interpretada en equipo. Los elementos analizados en Voices van desde cuestiones formales, sonoras y visuales, hasta cómo se utilizaron extractos de la Declaración Universal de Derechos Humanos a lo largo de la pieza. Comprender el protagonismo otorgado a las voces de Eleanor Roosevelt y KiKi Layne, así como que los personajes principales de la canción/video son personas en su diferencia/diversidad, relacionando el contenido de Voices con la mención realizada en entrevistas sobre la importancia de movimientos como Black Lives Matter, puede traernos elementos importantes para pensar cómo la composición Voices relaciona la actualidad de la Declaración Universal de Derechos Humanos con la producción artística como medio de utilizar la creatividad al servicio del activismo.
Citas
ALL Human Beings. [S.l.; s.n.] 2020. 1 vídeo (6 min.) Publicado pelo canal MaxRichterMusic. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=QmrIDK03Hlg Acesso em: 12 jun. 2024.
BENTO, Cida. O pacto da branquitude. São Paulo: Cia. das Letras, 2022.
DE BAETS, Antoon. O impacto da Declaração Universal dos Direitos Humanos no estudo da História. História da Historiografia: International Journal of Theory and History of Historiography, Ouro Preto, v. 3, n. 5, p. 86–114, 2011. DOI: 10.15848/hh.v0i5.200. Disponível em: https://www.historiadahistoriografia.com.br/revista/article/view/200 . Acesso em: 12 jun. 2024.
ELEANOR Roosevelt e a Declaração Universal dos Direitos Humanos. 2018. ONU Brasil. 1 vídeo (5 min.). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=aj6tFQUfxS4 Acesso em: 12 jun. 2024.
IF Beale Street could talk. Direção: Barry Jenkins. Produção: Adele Romanski, Sara Murphy, Barry Jenkins, Dede Gardner, Jeremy Kleiner. Los Angeles: Annapurna Pictures, 2018 (117 min.). Baseado no livro “If Beale Street could talk”, de James Baldwin.
LISTER, Kat. Interview. Composer-pianist Max Richter: ‘Creativity is activism’. The Guardian, Londres, 02 ago. 2021. Disponível em: https://www.theguardian.com/music/2021/aug/02/max-richter-album-exiles Acesso em 08 nov. 2021.
MAX Richter In Conversation | Vivid LIVE 2023. [S.l.: s.n.] 2023. 1 vídeo (11 min.) Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Z_jFJYvw2eQ Acesso em: 12 jun. 2024.
MERCY. [S.l; s.n.] 2020. 1 vídeo (5 min.) Publicado pelo canal MaxRichterMusic. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=uWrc6ihmaE0 Acesso em: 12 jun. 2024.
MESQUITA, Rachel Mestre. Mandado de prisão contra Netanyahu divide comunidade internacional. Agência Brasil, 21 de maio de 2024. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2024-05/mandado-de-prisao-contra-netanyahu-divide-comunidade-internacional Acesso em: 12 jun. 2024.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. ONU Brasil. Declaração Universal dos Direitos Humanos. Disponível em: https://brasil.un.org/sites/default/files/2020-09/por.pdf Acesso em: 12 jun. 2024.
ORIGINS. [S.l.; s.n.] 2020. 1 vídeo (ca. 4 min.) Publicado pelo canal MaxRichterMusic. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=yn1A18R_EC4 Acesso em: 12 jun. 2024.
RANCIÈRE, Jacques. O desentendimento. São Paulo: Ed. 34, 1996.
RANCIÈRE, Jacques. O Ódio à Democracia. São Paulo: Boitempo, 2014.
SAMWAYS, Gemma. 50 Questions with Max Richter. AnOther Magazine. Londres, 24 fev. 2023. Disponível em: https://www.anothermag.com/design-living/14702/50-questions-with-max-richter-interview-sleep-tranquility-base Acesso em: 12 jun. 2024.
SEAMAN, Duncan. Voice Activated: Max Richter Interviewed. The Quietus, [S. l.], 19 ago. 2020. Disponível em: https://thequietus.com/interviews/max-richter-interview-2/ Acesso em: 12 jun. 2024.
VOICES. Intérprete e Compositor: Max Richter. Londres: Decca Records, 2020. Streaming de música YouTube Music, 1 álbum, 50 faixas (ca. 2h). Disponível em: https://music.youtube.com/playlist?list=OLAK5uy_kdymicg4tuy3w3DlQRnDfIy5rqXcIqrOs Acesso em: 16 dez. 2021.
WAKS, J.T.; CARVALHO, J.S.F. de; VALLE, L.; GRECO, M.B. Tomada da palavra e conquista do tempo livre. Revista Educação e Pesquisa. São Paulo, v. 47, e202147002003, 2021. p. 7. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/hJpjH5QqsDN4RFdPbPgzXZP/?format=pdf&lang=pt Acesso em: 12 jun. 2024.
WATERS, Gemma. Composer Max Richter on ‘Voices’, a new album that envisions a better world. NPR, [S. l.], 02 ago. 2020. Disponível em: https://www.npr.org/2020/08/02/898189952/composer-max-richter-on-voices-a-new-album-that-envisions-a-better-world Acesso em: 12 jun. 2024.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Espaço Plural

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.