THE NATIONAL COMMON BASE HISTORY CURRICULAR IN THE FINAL YEARS OF ELEMENTARY EDUCATION AND THE THEMATIC AXIS “PEOPLES AND CIVILIZATIONS”
Resumen
The National Common Curricular Base (BNCC) approved in 2017 became mandatory in the constitution of all basic education curricula, in elementary school, in 2020. Consequently, what will be taught in Brazilian schools will be organized based on what was defined in the document, concluding that it will be part of the cultural and intellectual repertoire of the generation of students who will be trained in the years that follow. To achieve the objectives of the work, we carried out qualitative, documentary research to analyze the thematic units, objects of knowledge and skills proposed by BNCC, dividing the skills between the national identity represented by indigenous and African cultures, and by the heirs of the culture European, an axis called “peoples and civilizations”.
Citas
Abud, K.M. A História nossa de cada dia: saber escolar e saber acadêmico na sala de aula. In Monteiro, A. M.; Gasparello, A. M., Magalhães, M. de S. (org). Ensino de história: sujeitos, saberes e práticas. Rio de Janeiro: Mauad X, 2007.
Apple, M. Ideologia e currículo. 3. ed., Porto Alegre: Artmed, 2008.
Bittencourt, C. F. Reflexões sobre o ensino de História. Estudos Avançados, São Paulo, v. 32, n. 93, p. 127-149, ago. 2018. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142018000200127&lng=pt&nrm=iso
Brasil. Edital PNLD 01/2017. Disponível em https://www.fnde.gov.br/programas/programas-do-livro/consultas/editais-programas-livro/item/10521-pnld-2019.
Brasil. Ministério da Educação e Cultura. Base Nacional Comum Curricular. Disponível em http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/ . 2018.
Elias, N. O processo civilizador: formação do Estado e Civilização. vol. 2, Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1994.
Fonseca, S. G. A Nova LDB, os PCN’s e o Ensino de História. In: Didática e prática de ensino de história: experiência, reflexões e aprendizados. São Paulo: Papirus, 2010.
Hall, S. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.
Le Goff, J. História e memória. Campinas: Unicamp, 1990.
Moreira, A. F. Desafios contemporâneos no campo da educação: a questão das identidades. In: Moreira, A. F., Pacheco, J. A. (orgs.) Globalização e educação: desafios para políticas e práticas. Porto: Porto Editora, 2006.
Oliveira, S. R. F., Caimi, F. E. Vitória da tradição ou resistência em inovação: o Ensino de História entre a BNCC, o PLBD e a Escola. In: Dossiê Bases Nacionais e o Ensino de História: embates, desafios e possibilidades na/entre a Educação Básica e a formação de professores. Educar. n. 37, 2021. Disponível em :< https://doi.org/10.1590/0104-4060.77041>.
Pinsk, J. As primeiras civilizações. São Paulo: Contexto, 2011
Ribeiro, D. O processo civilizatório: estudo de antropologia da civilização: etapas da evolução sociocultural. 8 ed. Petrópolis: Vozes, 1985.
Sacristán, J. G. O que significa currículo? In: Sacristán, J.G. Saberes e incertezas sobre o currículo. Porto Alegre: Penso, 2013, p.16-37.
Sodré, N. W. Quem é o povo no Brasil? Marília: Lutas Anticapital, 2019.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Espaço Plural

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.