Marketing de serviços em cooperativa de crédito: uma proposta de pesquisa de satisfação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/revex.v23i3.30892

Palavras-chave:

Marketing de Serviços, Pesquisa de Satisfação, Cooperativa de Crédito

Resumo

O objetivo deste estudo é propor um modelo de pesquisa de satisfação para uma cooperativa de crédito, levando em consideração aspectos sociais, culturais, econômicos e regionais. Este artigo é aplicado, qualitativo, bibliográfico e exploratório. A pesquisa foi realizada a partir de revisão bibliográfica, com a análise de sete artigos que aplicaram pesquisas de satisfação a partir dos métodos SERVQUAL, SERVPERF e NPS. A análise dos artigos demonstrou que as três ferramentas geram resultados para diversos segmentos, o que proporcionou a elaboração de um questionário modelo que abrange os três métodos. Ao final foi proposto uma pesquisa de satisfação que trata a respeito da compreensão da satisfação dos associados de uma cooperativa de crédito de maneira que esta possa gerir os dados e averiguar as possíveis melhorias a serem aplicadas no ambiente organizacional. Com a proposta deste estudo espera-se que a aplicação de pesquisa de satisfação em uma cooperativa de crédito, usando o questionário desenvolvido, tenha resultados melhores para aplicação de estratégias de marketing na cooperativa. No referido questionário, a pesquisa de satisfação foi idealizada a partir da união das três ferramentas discutidas no referencial teórico: SERVQUAL, SERVPERF e NPS.

 

Biografia do Autor

Juliana Camargo Castro de Oliveira

Graduada em Administração pela Faculdade UMFG.

Garcia de Assunção

Graduado em Administração pela Faculdade UMFG.

Nágila Giovanna Silva Vilela, Faculdade UMFG

Doutora em Administração pela FEA-USP. Coordenadora e professora do curso de graduação em Administração da Faculdade UMFG.

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Publicado

30-09-2024

Como Citar

CAMARGO CASTRO DE OLIVEIRA, J.; GARCIA DE ASSUNÇÃO, G. .; GIOVANNA SILVA VILELA, N. Marketing de serviços em cooperativa de crédito: uma proposta de pesquisa de satisfação. Revista Expectativa, [S. l.], v. 23, n. 3, p. 85–102, 2024. DOI: 10.48075/revex.v23i3.30892. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/expectativa/article/view/30892. Acesso em: 11 out. 2024.

Edição

Seção

Seção - Gestão nas Organizações