Marketing de serviços em cooperativa de crédito: uma proposta de pesquisa de satisfação
DOI:
https://doi.org/10.48075/revex.v23i3.30892Keywords:
Marketing de Serviços, Pesquisa de Satisfação, Cooperativa de CréditoAbstract
O objetivo deste estudo é propor um modelo de pesquisa de satisfação para uma cooperativa de crédito, levando em consideração aspectos sociais, culturais, econômicos e regionais. Este artigo é aplicado, qualitativo, bibliográfico e exploratório. A pesquisa foi realizada a partir de revisão bibliográfica, com a análise de sete artigos que aplicaram pesquisas de satisfação a partir dos métodos SERVQUAL, SERVPERF e NPS. A análise dos artigos demonstrou que as três ferramentas geram resultados para diversos segmentos, o que proporcionou a elaboração de um questionário modelo que abrange os três métodos. Ao final foi proposto uma pesquisa de satisfação que trata a respeito da compreensão da satisfação dos associados de uma cooperativa de crédito de maneira que esta possa gerir os dados e averiguar as possíveis melhorias a serem aplicadas no ambiente organizacional. Com a proposta deste estudo espera-se que a aplicação de pesquisa de satisfação em uma cooperativa de crédito, usando o questionário desenvolvido, tenha resultados melhores para aplicação de estratégias de marketing na cooperativa. No referido questionário, a pesquisa de satisfação foi idealizada a partir da união das três ferramentas discutidas no referencial teórico: SERVQUAL, SERVPERF e NPS.
References
ALMEIDA, H. S.; TOLEDO, J. C. Qualidade total do produto. Revista Produção. Rio de Janeiro, v. 2, n. 1, p. 21-37, 1991.
BANCO CENTRAL DO BRASIL. O que é cooperativa de crédito? 2021. Disponível em: https://www.bcb.gov.br/estabilidadefinanceira/cooperativacredito. Acesso em: 03 abr. 2023.
BERTUCCI, J. L. O. Ambiente, estratégia e performance organizacional no setor industrial e de serviços. RAE – Revista de Administração de Empresas, v. 45, n. 3, 2005.
CROCETTA, F. Z., REZENDE, J. P. Nível de satisfação versus a importância declarada dos associados em relação aos serviços prestados por uma cooperativa de crédito do município de Orleans/SC. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) – Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), Criciúma, Santa Catarina, 2013.
DARONCO, E. Marketing de Serviços e Relacionamentos. Ijuí: Editora Unijuí, 2008.
FAGGIÃO, D. F.; KESA, F. H.; GONZALEZ, I. V. D. P.; PELISSARI, A. S. Controle de qualidade e marketing de serviços: Estudo das ações de uma empresa especializada no ramo de retífica de motores junto a seus clientes. In: IX Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia, 2012.
FILOMENO, T. A grande evolução do marketing: o que mudou nos últimos 20 anos? Disponível em: https://hubcriacao.com.br/2019/01/30/a-evolucao-do-marketing/ - 2020. Acesso em: 13 jul. 2021.
FLAVIANO V.; LOBLER M. L.; AVELINO A. F. A. Estudo Sobre Satisfação de Membros em Cooperativas Agropecuárias. Revista de Gestão e Organizações Cooperativas, v. 6, n. 11, 2019.
GERHARDT, T. E.; SILVEIRA, D. T. (orgs.). Métodos de Pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.
GODOY, A. S. Uma revisão histórica dos principais autores e obras que refletem esta metodologia de pesquisa em Ciências Sociais. RAE - Revista de Administração de Empresas, v. 35, n. 2, p. 57-6, 1995.
MATSUKUMA, C. M. O HERNANDEZ, J. M. C. Escalas e métodos de análise em pesquisa de satisfação de clientes. Revista de Negócios, Blumenau, v. 11, n. 1, p. 49-65, 2006.
IGNACZUK, C. Quais são os 5 gaps da qualidade? Movidesk. [s/l] 2020. Disponível em: https://conteudo.movidesk.com/gaps-da-qualidade/. Acesso em: 02 fev. 2023.
JOHNSTON, L. Mensuração da qualidade de serviços através da escala SERVQUAL: sua operacionalização no setor de serviços bancários business-to-business. 1995. Dissertação (Mestrado em Administração) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, 1995.
KOTLER, P.; KELLER. Administração de Marketing. 14. ed. São Paulo: Pearson, 2012.
MACEDO, B. Grau de satisfação dos clientes estilo digital do Banco do Brasil: um estudo com clientes de agências do estado do Rio De Janeiro. 2019. Dissertação (Mestrado profissional em Gestão e Estratégia) – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, Rio de Janeiro, 2019.
MENEZES, W. F. A. Cooperativismo de crédito: uma análise financeira e social de uma cooperativa de crédito na cidade de João Pessoa. 2018. Monografia (Bacharelado em Ciências Contábeis) – Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, Paraíba, 2018.
PARASURAMAN, A.; ZEITHAML, V.; BERRY, L. Um modelo conceitual de qualidade de serviço e suas implicações para a pesquisa no futuro. RAE – Revista de Administração de Empresas, v. 46, n. 4, p. 96-108, 2006.
PIZZANI, L.; SILVA, R. C. da; BELLO, S. F.; HAYASHI, M. C. P. I. A arte da pesquisa bibliográfica na busca do conhecimento. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, v. 10, n. 2, p. 53-66, 2012.
PORT, M.; MEINEN. E. Cooperativismo financeiro, percurso histórico, perspectivas e desafios: de cooperativa de crédito a principal instituição financeira do associado. 1. ed. Brasília: Confebras, 2014.
REICHHELD, F. F. The One Number You Need To Grow. Harvard Business Review, v. 81, n. 12, p. 46-55, 2003.
REISDORFER, V. K. Introdução ao cooperativismo. 1. ed. Santa Maria: Colégio Politécnico da Universidade Federal de Santa Maria, 2014.
RÉVILLION, A. S. P. A utilização de pesquisas exploratórias na área de marketing. Revista Interdisciplinar de Marketing, v. 2, n. 2, p. 21-37, 2003.
ROCHA, A.; SILVA, J. F. da. Marketing de Serviços: Retrospectiva e Tendências. RAE -Revista de Administração de Empresas, v. 46, n. 4, out-dez, p. 79-87, 2006.
SALOMI, G. G. E.; MIGUEL, P. A. C.; ABACKERLI A. J. SERVQUAL x SERVPERF: comparação entre instrumentos para Avaliação da Qualidade de Serviços Internos. Gestão & Produção, v. 12, n. 2, p. 279-293, 2005.
SILVA, D. J. C.; TONTINI, J.; MALHEIROS, M. C.; POLACINSKI, E.; GODOY, L. P. Aplicação do método SERVQUAL em uma cooperativa de saúde: uma análise da qualidade de serviços. RGC - Revista de Gestão e Organizações Cooperativas (Online), Santa Maria, v. 8, n. 16, p. 1-28, 2021.
SILVA, Y. R. A. Modelo SERVPERF: satisfação e qualidade percebida pelos clientes pessoa física dos bancos Bradesco e Banco do Brasil na cidade de Dourados/MS. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) – Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2011.
SOUZA, D. C. Percepção da qualidade em uma academia de musculação: aplicação do modelo SERVPERF. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Ouro Preto, João Monlevade, MG, 2021.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Revista Expectativa

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.