O marketing sensorial e os panoramas de equivalências na área de secretariado executivo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/revex.v22i3.30968

Palavras-chave:

Marketing sensorial. Assessoria executiva. Gestão da informação.

Resumo

As constantes transformações no contexto mercadológico revelam a importância de abordagens comerciais eficazes que correspondam às novas demandas. Nesse prisma, o marketing sensorial é destacado como uma estratégia de negócio promissora, uma vez que se fundamenta nos órgãos dos sentidos e nas subjetividades da mente humana. Frente a uma sondagem teórica, foram observados aspectos de afinidade entre o marketing sensorial e o secretariado executivo, despertando o interesse em explorar mais a fundo a sinergia entre os domínios. Definiu-se como objetivo geral identificar as percepções dos profissionais de secretariado executivo a respeito do marketing sensorial e como o incorporam em seus cotidianos de trabalho. O estudo utiliza a metodologia qualitativa, descritiva e explicativa, conduzindo uma pesquisa de campo com seis profissionais graduados no curso de bacharel em secretariado executivo. Os resultados indicam que o marketing sensorial está integrado às rotinas de trabalho dos secretários diante de estratégias que visam oferecer experiências satisfatórias e envolventes aos consumidores. Os secretários consideram o marketing sensorial como elementar para o sucesso de uma marca. No entanto, os conceitos relativos a esse segmento ainda são introdutórios nas realidades dos profissionais. O marketing sensorial e o secretariado executivo manifestam panoramas de equivalências, oportunizando o fortalecimento profissional dos secretários mediante a interseção de conhecimentos entre as duas áreas.

Referências

BANOV, Márcia Regina. Comportamento do consumidor: vencendo desafios. São Paulo: Cengage Learning, 2017.

BENITES, Tatiana Pacheco. Marketing sensorial: como utilizar os cinco sentidos para atrair clientes. São Paulo: Comunica, 2016.

BENARDINO, Weidman Machado. Marketing pessoal: ferramenta competitiva para os profissionais de secretariado executivo. Expectativa: Viçosa, v. 13, n. 13, p. 49-68, 2014.

BRASIL. Ministério da Educação. Resolução n. 3 de 23 de junho de 2005. Institui as diretrizes curriculares para o curso de graduação em secretariado executivo. Brasília, DF, 2005.

CAMARGO, Pedro Celso Julião de. Neuromarketing: a nova pesquisa de comportamento do consumidor. São Paulo: Atlas, 2013.

CONCEIÇÃO, Marcela Silva da; D’Assumpção, Elisângela Schastdai. O marketing de relacionamento como ferramenta de negócio do profissional de secretariado. Múltipla: Brasília, p. 117, 2016.

DURANTE, Daniela Giareta; FÁVERO, Altair Alberto. Gestão Secretarial: a formação e atuação profissional. Passo Fundo: Universidade de Passo Fundo, 2009.

FINEP–FINANCIADORA, DE ESTUDOS E. PROJETOS. Manual de Oslo: proposta de diretrizes para coleta e interpretação de dados sobre inovação tecnológica. 2006. Tradução oficial realizada pela FINEP/Brasil, baseada na versão original da OECD (2005). 2005.

KRISHNA, Aradhna. An integrative review of sensory marketing: engaging the senses to affect perception, judgment and behavior. Journal of Consumer Psychology: v. 22, p. 332- 351, 2012.

LIMA, Thays Ferreira; CANTAROTTI, Aline. A formação e a construção de competências para a atuação do profissional de secretariado executivo- um estudo de caso em uma empresa júnior. GeSec: São Paulo, v. 1, n. 2, p. 94-122, jul./dez. 2010.

LINDSTROM, Martin. Brandsense: segredos sensoriais por trás das coisas que compramos. Porto Alegre: Bookman, 2012.

MARUM, Tatyane Neves; BARRETO, Iná Futino; ROCHA, Rodolfo Rodrigues. A importância das ferramentas de marketing de relacionamento para o profissional de secretariado executivo. GeSec: São Paulo, v. 8, n. 3, p. 184-200, set. /dez. 2017.

MERLO, Edgard Monforte; CERIBELI, Harrison B. Comportamento do consumidor. 1. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2014.

MÜLLER, Rodrigo; RINALDI, Rúbia Nara. Marketing para instituições de ensino: o caso do curso de secretariado executivo da unioeste- toledo, pr. Expectativa: Toledo, v. 9, n. 1, p. 77-94, 2010.

NONATO JÚNIOR, Raimundo. Epistemologia e teoria do conhecimento em secretariado executivo: a fundação das ciências da assessoria. Fortaleza: Expressão Gráfica, 2009.

ROMANO, Fabrizio Ricci; LIMA, Wilma Anselmo; FORNAZIERI, Marco Aurélio. Olfato e paladar: da Anatomofisiologia ao diagnóstico e tratamento. Rio de Janeiro: Thieme Revinter Publicações Ltda, 2022.

SILVA, Rita. Os sentidos e as exposições imersivas: o caso do meet vincent van gogh. In: AGAPITO, Dora. Marketing Sensorial: casos no retalho, hospitalidade e turismo. Faro: Sílabas e Desafios Unipessoal Ltda, 2022.

SOLOMON, Michael R. O comportamento do consumidor: comprando, possuindo e sendo. 11. ed. Porto Alegre: Bookman, 2016.

SCHUMACHER, Alexandre José; PORTELA, Keyla Christina Almeida. Gestão secretarial: os desafios da visão holística. Cuiabá: Adeptus, 2009.

TAVARES, Mauro Calixta. Gestão estratégica. 3° ed. São Paulo: Atlas, 2010.

VIEGAS, Carina. Estratégia de Marketing Sensorial: caso Cacau Show. In: AGAPITO, Dora. Marketing Sensorial: casos no retalho, hospitalidade e turismo. Faro: Sílabas e Desafios Unipessoal Ltda, 2022.

ZURAWICKI, Leon. Neuromarketing: exploring the brain of the consumer. Springer Berlim: Heidelberg, 2010.

Downloads

Publicado

30-09-2023

Como Citar

DA SILVA NASCIMENTO, V.; PONTES MACHADO, S. .; MARLANA ROCHA, C. O marketing sensorial e os panoramas de equivalências na área de secretariado executivo. Revista Expectativa, [S. l.], v. 22, n. 3, p. 42–68, 2023. DOI: 10.48075/revex.v22i3.30968. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/expectativa/article/view/30968. Acesso em: 7 maio. 2024.

Edição

Seção

Seção - Secretarial