May I ask you a question?, ¿Puedo hacer una pregunta?: exemplos de práticas de internacionalização em um curso de secretariado executivo
DOI:
https://doi.org/10.48075/revex.v22i3.31331Palavras-chave:
Secretariado Executivo; Idiomas; Imersão Cultural.Resumo
A importância do idioma na formação do Profissional de Secretariado Executivo é inquestionável. Diante disso, esse artigo traz o relato de experiência do Programa de Imersão Cultural e Aprimoramento de Línguas Estrangeiras por meio de Viagens Acadêmicas Internacionais (PIM), do Curso de Secretariado Executivo da Universidade Estadual de Londrina, no período de pandemia do COVID19. A experiência corresponde a três eventos organizados durante o período pandêmico, com foco na imersão cultural vivenciada antes e durante a pandemia por alunos e professores. A realização do PIM no formato remoto e as interações dos idiomas inglês e espanhol foi essencial para que se mantivesse, durante a pandemia, a experiência de ouvir, falar e interagir com pessoas de culturas de outros países.
Referências
BRASIL. Resolução nº 510, de 07 de abril de 2016. Dispõe sobre as normas aplicáveis a pesquisas em Ciências Humanas e Sociais. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 24 maio 2016. Disponível em: <https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/cns/2016/res0510_07_04_2016.html>. Acesso em: 19 jun. 2023.
DUTRA, J. S. Gestão de Pessoas: modelo, processos, tendências e perspectivas. São Paulo: Atlas, 2002.
FINARDI, K.; GUIMARÃES, F. F. Internationalization and the Covid-19 Pandemic: Challenges and Opportunities for the Global South. Journal of Education, Teaching and Social Studies, New York, v. 2, n. 4, p. 1-15, 2020.
MUSSI, R. F. de F.; FLORES, F. F.; ALMEIDA, C. B. de. Pressupostos para a elaboração de relato de experiência como conhecimento científico. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 17, n. 48, p. 60-77, 2021. DOI: 10.22481/praxisedu.v17i48.9010. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/9010. Acesso em: 20 jun. 2023.
NEIVA, E. G.; D’ELIA, M. E. S. As Novas Competências do Profissional de Secretariado. 3ª ed. São Paulo: IOB Folhamatic, 2014.
RABELLO, Cíntia Regina Lacerda. intercâmbio virtual: contribuições para a aprendizagem da língua inglesa de estudantes de letras. Revista Docência e Cibercultura, Rio de Janeiro, v. 4, n. 3, p. 58-82, 2020.
RZHEVSKAYA, N.; DOBROSKOK, I.; ZAIMOVA, D. Networking tools in virtual exchange for cooperation at universities in Bulgaria and ukraine. Information Technologies and Learning Tools, Bulgaria, v. 76, n. 2, p. 187-197, 2020.
SCUMACHER, A. J.; PORTELA, K. C. A.; BORTH, M. R. Ferramentas do Secretário Executivo. 2.ed. Cuiabá, MT: Dos Autores, 2013.
SOUZA, C. S. S.; ABBA, M. J.; STRECK, D. R. Internationalization as a process of change: an interview with Jane Knight. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, v. 22, n. 3, p. 529-537, 2020.
SUTION, M. I. T. Línguas Estrangeiras Para Fins Específicos: Perspectivas Locais Discentes e Docentes em um Curso de Secretariado Executivo. 2021. 76 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Secretariado Executivo) - Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2021.
VIEIRA, E. K. A. Secretariado executivo em intercâmbio acadêmico: as interfaces entre as línguas estrangeiras e as emoções. 2022. 81 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Secretariado Executivo) – Centro de Estudos Sociais Aplicados, Universidade Estadual de Londrina, Londrina. 2022.
WIT, H. D.; LEAL, F.; UNANGST, L. Internationalization aimed at global social justice: Brazilian university initiatives to integrate refugees and displaced populations. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, v. 22, n. 3, p. 567-590, 2020.
ZANARDI, R. C. VIRTUEL capacita professores, estudantes e técnicos da universidade. Agência UEL de Notícias. Publicado em: 12/06/2020. Disponível em: https://www.uel.br/com/agenciaueldenoticias/index.php?arq=ARQ_not&id=30478 Acesso em: 26/06/2023.
________________________________________
A Profissão de Secretariado Executivo é regulamentada pelas Lei nº 7.377/85 e Lei nº 9.261. Atualmente, está no Congresso Nacional o Projeto de Lei da Câmara n° 177, de 2017, com as novas competências do profissional de Secretariado para aprovação.
Hard skills são as competências técnicas como as que adquirimos em habilidades de redigir documentos, equipamentos e outros Já as soft skills são as competências comportamentais, as habilidades de relacionamentos interpessoais, como a empatia e inteligência emocional.
O Termo CEO vem do inglês e a sigla significa Chief Executive Officer e significa Diretor Executivo.
Exemplificando, a pandemia de Covid-19 que devastou o mundo inteiro, e impactou as relações profissionais e sociais, bem como os produtos e serviços, fechando países e cancelando viagens nacionais e internacionais.
A programação completa do I Virtuel, com os respectivos links para os vídeos no Youtube, encontra-se no endereço: https://www.labted.net/virtuel-link-das-transmissoes.
Após reuniões dos setores legais da UEL, da Pró-Reitoria, Câmara de Graduação e CEPE foi aprovado o retorno às aulas no formato remoto. Todos os cursos tiveram que fazer o PEMC- Programa Especial de Matriz Curricular, adaptando o calendário que foi estendido, para atender e legalizar os 54 cursos da UEL.
Equipe da Prograd faz plantão e entrega chips para estudantes de graduação. Disponível em: <https://operobal.uel.br/coronavirus/2020/08/31/prograd-2/>. Acesso em 08 jul 2022.
Receita Federal repassa R$ 961 mil em equipamentos para inclusão digital de estudantes. Disponível em: <https://operobal.uel.br/ultimas/2020/08/04/receita/>. Acesso em 08 jul 2022.
Secretaria - Assessoria de Relações Internacionais - ARI. www.uel.br/ari
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Expectativa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.