Motivações para o empreendedorismo: um estudo de casos múltiplos com empreendedoras no setor da moda
DOI:
https://doi.org/10.48075/revex.v23i2.33308Palavras-chave:
Empreendedorismo, Motivação, ModaResumo
A presente pesquisa tem como objetivo identificar quais são as motivações para o empreender no setor da moda em Foz do Iguaçu, visto que são raros e escassos estudos referentes às motivações de empreendedores nesse setor. A metodologia utilizada tem caráter qualitativo com abordagem exploratório-descritiva, por meio de obtenção de informações de dados primários, através da entrevista semiestruturada realizada com seis empreendedoras da área da moda, na cidade de Foz do Iguaçu - PR. Com os resultados obtidos, notou-se que as entrevistadas tiveram diversas motivações para começar seu negócio, destacando-se a vontade de crescimento pessoal e profissional, a necessidade de obter ganhos financeiros e a influência da família.
Referências
ABIT – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA TÊXTIL E DE CONFECÇÃO. Perfil do Setor. 2024. Disponível em: <https://www.abit.org.br/cont/perfil-do-setor>. Acesso em: 21 mar. 2024.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo Lisboa: Edições 70, 2016.
BATTISTI, Patricia; WEINZIERL, Greici. Empreendedorismo. Cuiabá: UAB/EdUFMT. 2010.
BERTUCCI, Janete L. de O. Metodologia básica para elaboração de trabalhos de conclusão e cursos (TCC): Ênfase na elaboração de TCC de pós-graduação lato sensu. São Paulo: Atlas, 2012.
BOAVENTURA, Maria Goreti. Género e empreendedorismo: mulheres empreendedoras no setor de moda em belo horizonte. 2010. Tese de Doutorado em Administração. Faculdade Novos Horizontes.
CARVALHAL, André. Moda com propósito: manifesto pela grande virada. 1ª ed. 4ª reimpressão. São Paulo; [Barueri, SP]: Paralela: Estação das Letras e Cores, 2016.
CEBOLA, Marisa; PROENÇA, Sara. Motivações para empreender. 2018. Trabalho de conclusão de curso em Administração.
D’ALMEIDA, T. Não basta desfilar, tem que vender: (dês)encontros entre moda e mercado. In: Dobras, São Paulo, v.2, n.2, fev. 2008.
DEGEN, Ronald J. O empreendedor: empreender como opção de carreira. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2009.
DOLABELA, Fernando Celso. O segredo de Luísa. São Paulo: Cultura Editores Associados, 1999.
DORNELAS, José Carlos Assis. Empreendedorismo: transformando ideias em negócios. 3.ed. Rio de Janeiro. Elisiever, 2ª reimpressão. 2008.
FIALHO, Camila Borges et al. Motivação para empreender em cenário de crise econômica: um estudo com novos empreendedores. Revista Livre de Sustentabilidade e Empreendedorismo, v. 3, n. 1, p. 148-175, 2018.
GREATTI, L.; PREVIDELLI, J. de J. Ambiente cultural como elemento fundamental na formação do perfil empreendedor. In: EGEPE – ENCONTRO DE ESTUDOS SOBRE EMPREENDEDORISMO E GESTÃO DE PEQUENAS EMPRESAS. 3., 2003, Brasília. Anais... Brasília: UEM/UEL/UnB, 2003, p. 238-248.
HISRICH, R. D.; PETERS, M. R. Empreendedorismo. 5 ed. Porto Alegre: Bookman, 2004.
IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Dados sobre a cidade de Foz do Iguaçu. 2024. Disponível em: < https://cidades.ibge.gov.br/brasil/pr/foz-do-iguacu/panorama>. Acesso em: 28 mar. 2024.
JULIEN, Pierre-André. Empreendedorismo Regional e a Economia do Conhecimento. São Paulo: Saraiva, 2010.
MASLOW, A. H. Motivation and personality. Harpers, 1954.
MCCLELLAND, David C. Achieving society. Simon and Schuster, 1961.
PEARCE, Renata Teixeira Rios. Estudo das motivações para empreender no setor de moda em São Luís do Maranhão. 2015. Trabalho de conclusão de curso em Administração.
PEREIRA, Ariane dos Reis; OLIVEIRA, Aline H.P. Desafios do empreendedorismo no âmbito da moda. 2020. Trabalho de conclusão de curso em Administração.
PEREIRA, Adriana Soares et al. Metodologia da pesquisa científica. 2018.
ROBBINS, Stephen P. Comportamento Organizacional, 11ª edição. SãoPoulo: Pearson Precentice Hall, 2005.
SEBRAE. Desenhar não é o bastante para empreender em moda: perfil de negócios da moda. Brasil: Sebrae Nacional, 2014. 94 p. Disponível em:<https://www.sebrae.com.br/Sebrae/Portal%20Sebrae/UFs/PE/Anexos/perfil%20de%20neg%C3%B3cios%20de%20moda.pdf>. Acesso em: 13 mar. 2024.
VROOM, Victor. Gestão de pessoas, não de pessoal. Rio de Janeiro: Campus, 1997.
ZANELLA, Liane Carly Hermes. Metodologia de estudo e de pesquisa em administração. Florianópolis: Departamento de Ciências da Administração/UFSC, p. 129-149, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Expectativa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.