Motivações para o empreendedorismo: um estudo de casos múltiplos com empreendedoras no setor da moda

Authors

DOI:

https://doi.org/10.48075/revex.v23i2.33308

Keywords:

Empreendedorismo, Motivação, Moda

Abstract

A presente pesquisa tem como objetivo identificar quais são as motivações para o empreender no setor da moda em Foz do Iguaçu, visto que são raros e escassos estudos referentes às motivações de empreendedores nesse setor. A metodologia utilizada tem caráter qualitativo com abordagem exploratório-descritiva, por meio de obtenção de informações de dados primários, através da entrevista semiestruturada realizada com seis empreendedoras da área da moda, na cidade de Foz do Iguaçu - PR. Com os resultados obtidos, notou-se que as entrevistadas tiveram diversas motivações para começar seu negócio, destacando-se a vontade de crescimento pessoal e profissional, a necessidade de obter ganhos financeiros e a influência da família.

Author Biographies

Mayara Bremm, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Bacharela em Administração pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Leandro José Scherer, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Mestre em Administração Estratégias e Organizações pela UFPR - Universidade Federal do Paraná; Pós-Graduação em Docência do Ensino Superior e MBA em Gestão Empresarial, pela FGV Fundação Getúlio Vargas. Graduado em Administração e Marketing Internacional pela Faculdade Dinâmica das Cataratas.

Gabrielle Ribeiro Rodrigues da Silva, Universidade Federal da Integração Latino-Americana

Formada em Administração (2013) pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). Recebeu os graus de Mestra e Doutora em Administração em 2015 e 2020, respectivamente, pela linha de pesquisa de Estratégia e Análise Organizacional, pelo Programa de Pós-Graduação em Administração, UFPR. De 2018 a 2019 foi pesquisadora visitante no International Business Centre, na Aalborg University, Dinamarca.

References

ABIT – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA TÊXTIL E DE CONFECÇÃO. Perfil do Setor. 2024. Disponível em: <https://www.abit.org.br/cont/perfil-do-setor>. Acesso em: 21 mar. 2024.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo Lisboa: Edições 70, 2016.

BATTISTI, Patricia; WEINZIERL, Greici. Empreendedorismo. Cuiabá: UAB/EdUFMT. 2010.

BERTUCCI, Janete L. de O. Metodologia básica para elaboração de trabalhos de conclusão e cursos (TCC): Ênfase na elaboração de TCC de pós-graduação lato sensu. São Paulo: Atlas, 2012.

BOAVENTURA, Maria Goreti. Género e empreendedorismo: mulheres empreendedoras no setor de moda em belo horizonte. 2010. Tese de Doutorado em Administração. Faculdade Novos Horizontes.

CARVALHAL, André. Moda com propósito: manifesto pela grande virada. 1ª ed. 4ª reimpressão. São Paulo; [Barueri, SP]: Paralela: Estação das Letras e Cores, 2016.

CEBOLA, Marisa; PROENÇA, Sara. Motivações para empreender. 2018. Trabalho de conclusão de curso em Administração.

D’ALMEIDA, T. Não basta desfilar, tem que vender: (dês)encontros entre moda e mercado. In: Dobras, São Paulo, v.2, n.2, fev. 2008.

DEGEN, Ronald J. O empreendedor: empreender como opção de carreira. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2009.

DOLABELA, Fernando Celso. O segredo de Luísa. São Paulo: Cultura Editores Associados, 1999.

DORNELAS, José Carlos Assis. Empreendedorismo: transformando ideias em negócios. 3.ed. Rio de Janeiro. Elisiever, 2ª reimpressão. 2008.

FIALHO, Camila Borges et al. Motivação para empreender em cenário de crise econômica: um estudo com novos empreendedores. Revista Livre de Sustentabilidade e Empreendedorismo, v. 3, n. 1, p. 148-175, 2018.

GREATTI, L.; PREVIDELLI, J. de J. Ambiente cultural como elemento fundamental na formação do perfil empreendedor. In: EGEPE – ENCONTRO DE ESTUDOS SOBRE EMPREENDEDORISMO E GESTÃO DE PEQUENAS EMPRESAS. 3., 2003, Brasília. Anais... Brasília: UEM/UEL/UnB, 2003, p. 238-248.

HISRICH, R. D.; PETERS, M. R. Empreendedorismo. 5 ed. Porto Alegre: Bookman, 2004.

IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Dados sobre a cidade de Foz do Iguaçu. 2024. Disponível em: < https://cidades.ibge.gov.br/brasil/pr/foz-do-iguacu/panorama>. Acesso em: 28 mar. 2024.

JULIEN, Pierre-André. Empreendedorismo Regional e a Economia do Conhecimento. São Paulo: Saraiva, 2010.

MASLOW, A. H. Motivation and personality. Harpers, 1954.

MCCLELLAND, David C. Achieving society. Simon and Schuster, 1961.

PEARCE, Renata Teixeira Rios. Estudo das motivações para empreender no setor de moda em São Luís do Maranhão. 2015. Trabalho de conclusão de curso em Administração.

PEREIRA, Ariane dos Reis; OLIVEIRA, Aline H.P. Desafios do empreendedorismo no âmbito da moda. 2020. Trabalho de conclusão de curso em Administração.

PEREIRA, Adriana Soares et al. Metodologia da pesquisa científica. 2018.

ROBBINS, Stephen P. Comportamento Organizacional, 11ª edição. SãoPoulo: Pearson Precentice Hall, 2005.

SEBRAE. Desenhar não é o bastante para empreender em moda: perfil de negócios da moda. Brasil: Sebrae Nacional, 2014. 94 p. Disponível em:<https://www.sebrae.com.br/Sebrae/Portal%20Sebrae/UFs/PE/Anexos/perfil%20de%20neg%C3%B3cios%20de%20moda.pdf>. Acesso em: 13 mar. 2024.

VROOM, Victor. Gestão de pessoas, não de pessoal. Rio de Janeiro: Campus, 1997.

ZANELLA, Liane Carly Hermes. Metodologia de estudo e de pesquisa em administração. Florianópolis: Departamento de Ciências da Administração/UFSC, p. 129-149, 2009.

Published

30-06-2024

How to Cite

BREMM, M.; SCHERER, L. J.; RIBEIRO RODRIGUES DA SILVA, G. Motivações para o empreendedorismo: um estudo de casos múltiplos com empreendedoras no setor da moda. Revista Expectativa, [S. l.], v. 23, n. 2, 2024. DOI: 10.48075/revex.v23i2.33308. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/expectativa/article/view/33308. Acesso em: 17 jul. 2024.

Issue

Section

Seção - Gestão nas Organizações