Submissions

Login or Register to make a submission.

Submission Preparation Checklist

As part of the submission process, authors are required to check off their submission's compliance with all of the following items, and submissions may be returned to authors that do not adhere to these guidelines.
  • A contribuição é original, inédita e não está sendo avaliada por outra revista. 

  • O arquivo submetido está no formato .docx (Microsoft Word).

  • Não há identificação da autoria no corpo nem nas propriedades (informações) do artigo a fim de garantir a avaliação imparcial do trabalho. (Para remover as propriedades de autoria no MS Office Word: Arquivo > Informações > Verificar se há problemas > Inspecionar documento > Remover propriedades do documento e informações pessoais)

  • Todos os autores possuem iD no ORCID, que será informado nos dados da submissão, juntamente com as informações: instituição de filiação; última formação; endereço eletrônico.

Author Guidelines

Diretrizes Gerais de Redação

 

  •  O artigo deve ser submetido em arquivo no formato Microsoft Office .docx conforme as configurações:
 
Redação e apresentação do texto: normas vigentes da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
  • Fonte: Times New Roman, tamanho 12, espaço entrelinhas 1,5.
  • Layout da página: papel A4 (29,7 x 21 cm), com margens: superior (3 cm), esquerda (3 cm), inferior (2 cm) e direita (2 cm);
  • Quantidade de páginas: mínimo 15 e no máximo 25 páginas;
  • Estrutura sugerida do texto: Título (em português e inglês), resumo, palavras-chave, abstract, keywords, introdução, referencial teórico, procedimentos metodológicos, análise e discussão dos resultados, considerações finais;  referências.
  • Título: na página de abertura do artigo, em fonte minúscula, tamanho 14, negrito, alinhado a esquerda.
  • Título em idioma estrangeiro:  fonte minúscula, tamanho 11, itálico, alinhado a esquerda, logo abaixo do título.
  • Resumo e Abstract: devem conter - Tema; Problemática; Objetivo geral; Principais procedimentos metodológicos; Principais resultados; Principais conclusões finais do estudo. Com no mínimo 150 e no máximo 250 palavras.
  • Palavras-chave e Keywords: No máximo três, separadas por ponto.
  • Normas para citações: seguir norma brasileira da ABNT NBR 10520 (2023).
  • Normas para referências: seguir norma brasileira da ABNT NBR 6023.
  • Seções: Não colocar ponto entre o número e o texto. Dividido em níveis, conforme exemplo:

1 INTRODUÇÃO
2 REFERENCIAL TEÓRICO
2.1 TÍTULO SECUNDÁRIO
2.1.1 Título terciário
2.1.1.1 Título quaternário
3 PROCEDIMENTOS METODOLOGICOS
4 APRESENTAÇÃO E ANÁLISE DOS RESULTADOS
5 CONSIDERAÇÕES FINAIS

 

Outras Diretrizes para Autores

 

Autor(es): máximo cinco.

 • O nome do(s) autor(es) deve ser informado nos metadados da submissão, com as seguintes informações OBRIGATÓRIAS: organização/instituição de filiação; última formação; endereço eletrônico; e, número de registro no ORCID (https://orcid.org/);

 • O Editor pode sugerir alterações do artigo ao autor (ou autores) tanto no que se refere ao conteúdo da matéria como com relação à adequação do texto às normas de redação e apresentação;

 • O artigo deve ser inédito no Brasil ou em outro país, não sendo considerada quebra de ineditismo a inclusão de parte ou de versão preliminar do mesmo em anais de eventos científicos de qualquer natureza;

 • O artigo deve ser apresentado sob forma correta em termos gramaticais. Os avaliadores não farão correções, entendendo que um artigo com problemas desta ordem não podem ser aprovados para publicação;

 • O artigo deve ser submetido por meio do sistema SEER na plataforma: http://e-revista.unioeste.br/index.php/expectativa, após o cadastramento do autor;

 •  Os artigos podem ser submetidos por Doutores, Mestres, Doutorandos, Mestrandos, Pós-graduados (Especialização/MBA), Pós-graduandos (Especialização/MBA), Graduados ou Graduandos e, nos quatro últimos casos, é necessário que, pelo menos um dos autores, tenha o título de Mestre.

Os autores devem informar a área temática a qual o artigo pertence.

 

ÁREAS TEMÁTICAS DA REVISTA: 

▪      Área Secretarial: instrumentaliza o acadêmico através de um conjunto de conhecimentos provenientes de várias instâncias: conhecimento científico, técnico e experiências de trabalho, além de receber uma formação que contemple os aspectos éticos. O objetivo é proporcionar ao futuro Secretário Executivo embasamento nas questões teóricas, levando-o a refletir sobre sua profissão: necessidade de mudança, posicionamento profissional e reflexão sobre os paradigmas da profissão, trabalhando setores das organizações  e da sociedade sobre seu atual perfil.

▪     Área de Línguas/Linguística: baseia-se na concepção interacionista da linguagem, ou seja, considera-se que o aprendizado se realiza de forma essencialmente dialógica, na qual ocorre a troca de informações significativas para o desenvolvimento de competências e habilidades na área da comunicação. Associado a essa concepção, instrumentalizam-se os trabalhos aplicando-se os fundamentos da Linguística Aplicada.

▪     Área Gestão nas Organizações: o enfoque está voltado à transmissão de conhecimentos gerais sobre as organizações, que passaram a se conscientizar da importância de revisão nos modelos tradicionais de gestão, uma vez que a sobrevivência no mercado depende da capacidade competitiva de cada uma. Assim, este tópico busca atender aos novos paradigmas gerenciais da sociedade, desafiando as organizações a utilizar práticas metodológicas e inovadoras de gestão, tendo como ponto fundamental a visão da gestão nas organizações em todos os seus aspectos.

Privacy Statement

Os nomes e endereços informados neste periódico serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou à terceiros.