AS COMPETÊNCIAS DE SECRETÁRIOS QUE ATUAM NA GESTÃO PÚBLICA: PERCEPÇÕES DE GESTORES E PROFISSIONAIS
DOI:
https://doi.org/10.48075/revex.v17i1.18873Palavras-chave:
Gestão por competências. Administração Pública Federal. Secretariado.Resumo
O conceito de gestão por competências emergiu na pauta das discussões da Administração Pública Federal, em virtude dos desafios enfrentados e da necessidade de sustentação das políticas de redefinição das instituições públicas, objetivando conferir-lhes eficiência e nível de excelência nos serviços prestados. Este trabalho objetiva analisar as competências de secretários que atuam na Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará, na percepção de gestores e profissionais. Metodologicamente, possui abordagem qualitativa; quanto ao desenvolvimento no tempo, foi desenvolvida uma pesquisa longitudinal prospectiva. A coleta de dados foi realizada em duas etapas: a primeira fase em 2011 e a segunda em 2016, visando comparar os resultados e identificar possíveis evoluções em relação ao tema, tendo como instrumento de coleta de dados a aplicação de questionário. O universo da investigação foi composto por 48 servidores (secretários e gestores) lotados na Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará em 2011 e 45 em 2016. A interpretação dos resultados foi feita à luz da teoria estudada por meio da técnica de análise de conteúdo. Após a análise dos resultados, inferiu-se que, diante dos desafios que se apresentam, a Administração Pública na Universidade percebe que a forma de gerenciamento do passado não é mais adequada ao atual contexto social e institucional. Assim, desperta para a necessidade de rever os mecanismos de capacitação, de modo a desenvolver nos servidores secretários as competências necessárias ao alcance de maior eficiência e de melhores resultados.Referências
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