E-LEADERSHIP: REFLEXÕES E DESAFIOS DA LIDERANÇA EMPRESARIAL CONTEMPORÂNEA
DOI:
https://doi.org/10.48075/revex.v17i2.20493Palavras-chave:
Liderança Empresarial. Liderança Virtual. E-LeadershipResumo
Em razão da internacionalização das empresas e das equipes de trabalhos, novas estruturas organizacionais surgiram e têm substituído as estruturas hierárquicas funcionais e tradicionais. Impulsionados pela tecnologia da informação e comunicação, os times virtuais surgiram como uma nova forma organizacional e com eles diferentes formas de liderança surgiram ou se adaptaram para atender a essa nova configuração organizacional, como o e-leadership- a liderança virtual. Nesse sentido, o objetivo deste estudo consiste em analisar as diferenças entre a liderança tradicional e a liderança virtual e propor algumas reflexões e desafios acerca do tema. Para atingir os objetivos propostos, o estudo empírico utilizou-se de pesquisa de caráter descritivo-qualitativo, tendo como técnica de coleta de dados predominante a entrevista semiestruturada. Os dados foram analisados por meio de análise de conteúdo. Os principais resultados apontam para o fato de que muito se ganha por parte das empresas com a utilização da forma de trabalho virtual, no entanto há pouca pesquisa e falta muita informação para que haja uma interação na forma de gestão e liderança virtual. Contudo, considera-se que apesar da prevalência crescente dos times virtuais pouco se sabe sobre esta nova estrutura e dinâmica organizacional. Ainda, há de seconsiderar que há um grande desafio ainda para estudar o fenômeno da liderança virtual, o novo paradigma oferece uma gama de novas oportunidades e desafios para pesquisas futuras.
Referências
AVOLIO, B.J; KAHAI, S; DODGE, G.E; E-Leadership: implications for Theory, Research and Practice. Leadership Quarterly. p.615-668, 2001.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 3 ed. 2006.
BJØRN, P.; NGWENYAMA, O. Technology alignment: a new area in virtual team research. IEEE Transactionson Professional Communication, v. 53, n. 4, p. 382-400, 2010.
CHIAVENATO,I. Gerenciando Pessoas: O Passo decisivo para administração participativa. São Paulo: Makro Books, 1994.
CHIAVENATO, I. Gerenciando Pessoas. O Passo decisivo para a Administração participativa. Ed. 2ª. São Paulo: Makron Books, 1999.
CRESWELL, J. W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto.3.ed. Porto Alegre: Bookman, 2010.
DUBRIN, Andrew J. Fundamentos do Comportamento Organizacional. São Paulo: Pioneira, 2006.
GIBSON, C. B., HUANG, L., KIRKMAN, B. L., SHAPIRO, D. L. Where Global and Virtual Meet: The Value of Examining the Intersection of These Elements in Twenty-First-Century Teams. Annu. Rev. Organ. Psychol. Organ. Behav., v. 1, n. 1, p. 217-244, 2014.
GIBSON, C. B.; GIBBS, J. L. Unpacking the concept of virtuality: The effects of geographic dispersion, electronic dependence, dynamic structure, and national diversity on team innovation. Administrative Science Quarterly, v. 51, n. 3, p. 451-495, 2006
HOGAN, R.; KAISER, R. B. What we know about leadership. Review of General
Psychology, v. 9, n. 2, p. 169–180, 2005.
KIRKMAN, B. L. et al. The impact of team empowerment on virtual team performance: The moderating role of face-to-face interaction. Academy of Management Journal, v. 47, n. 2, p. 175-192, 2004.
KNAPIK, J. Gestão de Pessoas e Talentos. Curitiba: IBPEX, 2006.
KRAUSE, W. M. Chefia: conceitos e técnicas. São Paulo: Atlas, 1981.
LI, W; LIU, K; BELITSKI, M; GHOBADIAN, A; O'REGAN, N. E-Leadership through strategic alignment: An empirical study of small-and medium-sized enterprises in the digital age. Journal of Information Technology, v. 31, n. 2, p. 185-206, 2016.
LICHTENTHALER, P. W; FISCHBACH, A. Leadership, job crafting, and employee health and performance. Leadership & Organization Development Journal, v. 39, n.5, p-620-632, 2018.
LIPNACK, J; STAMPS, J. Virtual teams: People working across boundaries with technology. New York: John Wiley & Sons, 2000.
LIU, C; READY, D; ROMAN, A; VAN WART, M; WANG, X; MCCARTHY, A; KIM, S. E-leadership: an empirical study of organizational leaders’ virtual communication adoption. Leadership & Organization Development Journal, v. 39, n. 7, p-826-843, 2018.
MALHOTRA, A; MAJCHRZAK, A. Enhancing performance of geographically distributed teams through targeted use of information and communication technologies. Human Relations, v. 67, n. 4, p. 389-411, 2014.
MARTINS, L.; GILSON, L.; MAYNARD, M. T. Virtual teams: What do we know and where do we go from here? Journal of management, v. 30, n. 6, p. 805-835, 2004
MAZNEVSKI, M. L.; CHUDOBA, K. M. Bridging space over time: Global virtual team dynamics and effectiveness. Organization science, v. 11, n. 5, p. 473-492, 2000.
MCGREGOR, A; MAGEE, C.A; CAPUTI, P; IVERSON, D.L. A job demands-resources approach to presenteeism. Career Development International, v. 21, n. 4, p. 402-418, 2016.
MONTGOMERY, V. A. N.; ROMAN, A; PIERCE, S. The Rise and Effect of Virtual Modalities and Functions on Organizational Leadership: Tracing Conceptual Boundaries Along the E-Management and E-Leadership Continuum. Transylvanian Review of Administrative Sciences, v. 12, n. SI, p. 102-122, 2016.
PAUNOVA, M. Who gets to lead the multinational team? An updated status characteristics perspective. Human Relations, v. 70, n. 7, p. 883-907, 2017.
POWELL, A.; PICCOLI, G.; IVES, B. Virtual teams: a review of current literature and directions for future research. ACM Sigmis Database, v. 35, n. 1, p. 6-36, 2004.
REICH, B. H.; BENBASAT, I. Factors that influence the social dimension of alignment between business and information technology objectives. MIS quarterly, p. 81-113, 2000.
ROBINNS, Stephen Paul. Administração: Mudanças e perspectivas. São Paulo: Editora Saraiva, 2003.
ROBINNS, Stphen P. Comportamento Organizacional. 11 Ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005.
ROBBINS, S. P, JUDGE, T. A e SOBRAL, F. Comportamento organizacional: teoria e prática no contexto brasileiro. 14 ed. São Paulo: Person Prentice Hall, 2010
ROESCH, S. M. A. Projetos de estágio e de pesquisa em Administração. São Paulo: Atlas, 2006.
SCHILLER, S. Z.; MANDVIWALLA, M. Virtual team research an analysis of theory use and a framework for theory appropriation. Small group research, v. 38, n. 1, p. 12-59, 2007.
YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 4. ed. Porto Alegre: Bookman, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.