PERCEPÇÕES DE PRAZER E SOFRIMENTO NO TRABALHO DOS COORDENADORES DO INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍ
DOI:
https://doi.org/10.48075/revex.v18i2.23832Palabras clave:
Psicodinâmica do trabalho. Prazer e sofrimento. Coordenadores de curso.Resumen
O exercício das atividades laborais e o contexto organizacional exercem impacto direto na vida dos trabalhadores, representando fontes de prazer ou sofrimento. No âmbito das instituições de ensino, o conteúdo do trabalho requer competências interpessoais e pressões próprias da atividade docente, que se amplificam nas atividades de coordenador de curso, pois esse atua como elo entre os professores, alunos e a direção geral, além da responsabilidade por melhores resultados no campo profissional e acadêmico dos discentes. Nesse sentido, o artigo apresenta uma análise das percepções de prazer e sofrimento no trabalho de coordenadores de cursos técnicos e superiores, à luz do construto teórico da psicodinâmica do trabalho, no qual o sentido de servir pode favorecer um dinamismo construtivo e motivacional ou remetê-lo ao sofrimento e à infelicidade. Metodologicamente, trata-se de um estudo qualitativo, com dados coletados através de entrevista investigativa e questionário baseado na abordagem desenvolvida por Mendes e Ferreira (2007), direcionados a cinco coordenadores de curso do Instituto Federal do Piauí – Campus Piripiri. Com os resultados obtidos, o que mas gerou a sensação de prazer nos entrevistados foi a gratificação, a realização profissional, a motivação e o orgulho pelo que faz. Por outro lado, há um desconforto com relação à sobrecarga de atividades, esgotamento emocional e desvalorização. Essas vivências resultam destrutivamente na existência de danos físicos, resultantes de fortes cobranças e eventos estressantes.
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