FORMAÇÃO ACADÊMICA: DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS DURÁVEIS
DOI:
https://doi.org/10.48075/revex.v17i2.19127Palavras-chave:
Formação Acadêmica. Competências duráveis. Secretariado ExecutivoResumo
As empresas buscam profissionais que desempenhe atividades gerenciais, agregadas de conhecimentos sólidos referentes às atribuições especificas da área, bem como competências comportamentais que contribuem para o exercício pleno da profissão. Diante desse cenário o presente estudo teve como objetivo mostrar a importância da formação acadêmica para o desenvolvimento das competências secretariais essenciais para atuação do profissional em secretariado. Para o alcance dos resultados foi realizada uma pesquisa quantitativa com o propósito de identificar nos profissionais atuantes em secretariado, quais competências adquiridas por meio da formação superior são predominantes no exercício da profissão. Os resultados comprovaram que a maioria dos profissionais atuantes com formação superior na área apresenta a aplicação das competências duráveis na realização de suas atividades, dessas competências as mais importantes para a atuação na opinião dos pesquisados foram o comprometimento profissional, responsabilidade, pontualidade e capacidade de administrar conflitos. Concluiu-se que para atuação plena na área secretarial é necessário o domínio de diversas competências, em especial as duráveis, pois apresentaram predominância em relação às técnicas. As competências duráveis estão inseridas na atuação do profissional assessor, consultor, empreendedor e gestor, ou seja, estão presentes em todas as dimensões que englobam a profissão do Secretariado Executivo.
Referências
Alves, V. S. e Medeiros, L. M. V.(2014). O sucesso profissional do secretário executivo através do uso de seu potencial criativo e inovador. Passo Fundo. Revista do Secretariado Executivo, n. 10, 2 p. 45-58.
Beuren, I. M (org.).( 2008) Como elaborar trabalhos monográficos em Contabilidade: teoria e prática. São Paulo: Atlas.
Bíscoli, F. R. V. e Lotte, R. I.(2006). Reflexões teóricas sobre a importância da comunicação na profissão de Secretariado Executivo. Revista Expectativa: Secretariado Executivo, 5(5), 157-172. Disponível em: <http://erevista.unioeste.br/index.php/expectativarticle/view/91> Acesso em 26 de Jan. de 2016.
Bond, M. T. e Oliveira, M. de. (2009). Manual do profissional de Secretariado: secretário como cogestor. Curitiba: Ibpex, v. 3.
Brasil. MEC, CNE. Resolução nº. 3, de 23 de junho de 2005. Institui as diretrizes curriculares nacionais para os cursos de graduação em secretariado executivo e dá outras providências. Edson de Oliveira Nunes Presidente da Câmara de Educação Superior. Diário Oficial, Brasília, DF, p. 79, 27 jun. 2005. Seção 1. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/cnerquivos/pdf/rcesoo3_05.pdf> Acesso em: 10 de abr. de 2016.
Castelo, M. J.(2007) A Formação Acadêmica e a Atuação Profissional do Secretário Executivo. Centro de Estudos Aplicados, 2007, 149f. Trabalho de conclusão de curso- Universidade Estadual de Londrina.
Centro de Ciências Aplicadas e Educação (CCAE). Disponível em: <http://www.ccae.ufpb.br/cursos/bacharelado-em-Secretariado-Executivo-bilingue> Acesso em 16 de Jan. de 2016.
Durante, G. D. e Santos, M. E. M. (2010). Autonomia do Secretário: Uma questão de postura e de valorização profissional. Disponível em: <http://www.upf.br/seer/index.php/serrticle/view/2097> Acesso em: 10 de maio de 2016.
______.Fávero, A. A. (org.). Gestão Secretarial: formação e atuação profissional. Passo Fundo: Ed Universidade de Passo Fundo, 2009.
Dourado, T. R. (2010). Desenvolvendo competências comportamentais em Organizações de aprendizagem. Brasília 58f. Universidade Gama Filho.
Federação Nacional das Secretárias e Secretários (FENASSEC). Disponível em: <http://www.fenassec.com.br/e_educacao_escolas.html>Acesso em 20 de Jan. de 2016.
Ferreira, F. D. (2011). A atuação do secretário executivo no setor público: o caso da Universidade Federal do Ceará – 2011. 116 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará. Fortaleza.
LEME FLEURY, M.T e FLEURY AFONSO (2001). Construindo o Conceito de Competência Construindo o Conceito de Competência. Revista de Administração Contemporânea, Curitiba, v. 5, Edição Especial 2001, p 183-196.
Leal, F. G. & Dalmau, M. B. L. (2014). Análise das Competências Secretariais requeridas pela Universidade Federal de Santa Catarina Em Comparação ao Perfil Profissiográfico do Secretário Executivo. Revista de Gestão e Secretariado -GeSec, São Paulo, v. 5, n. 3, p 143-174, set./dez.
Mascarenhas, M. H., Sepulveda, F. A., & D’Assumpção, E. S. Sistema de Gestão Integrado: a atuação do secretário Executivo. Revista de Gestão e Secretariado - GeSec, 177-192. 2011.
Moura, M. C. S. e Sobral, M. F. F. (2014). Gestão por competências com uso da metodologia multicritério na avaliação de profissionais de apoio administrativo de um Call Center. São Paulo. Revista de Gestão e Secretariado - GeSec, v. 5, n. 3, p 01-27, set./dez.
Portela. K. C. A. e Schumacher, A. J. (2006). Ferramentas do Secretariado Executivo. Santa Cruz do Rio Pardo: Viena.
Veiga, R. D. (2007). Guia de Secretariado: técnicas e comportamento. São Paulo: Érica.
Wenningkamp, K. R.; Silva, A. K. e Oliveira, K. C. (2013). Competências técnicas ou duráveis? A visão do secretário Executivo versus a visão do empregador. Passo Fundo. Revista do Secretariado Executivo, p. 22-38, n. 9.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.