EDUCA-SAN: AÇÕES FORMATIVAS EM SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL A PARTIR DE ESTRATÉGIAS VIRTUAIS COM AGENTES DA COMUNIDADE ESCOLAR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/rfc.v23i37.27026

Palavras-chave:

Formação à Distância através das Tecnologias da Informação e das Comunicações, Promoção da saúde em ambiente escolar, Segurança Alimentar e Nutricional

Resumo


O desenvolvimento da temática sobre Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) no espaço escolar tem sido cada vez mais recomendado nas leis e diretrizes tanto nacionais como estrangeiras. A fim de fortalecer a rede de apoio entre universidades e comunidades escolares, o Centro Latino-Americano de Ciência e Tecnologia em Soberania, Segurança e Educação Alimentar e Nutricional da Região Sul – CeLASSAN/UNILA realizou um curso de atualização a distância, via plataforma Moodle, em parceria com os cursos de Nutrição de três universidades latino-americanas, ofertado às comunidades escolares da Argentina, do Brasil, do Chile e da Colômbia. O curso foi iniciado com uma turma de 111 cursistas, apresentado em 60 horas com o desenvolvimento de dez módulos, com ênfase nos elementos socioculturais, políticos, nutricionais e promotores da saúde. Os cursistas apontaram, a partir da participação nos fóruns e da apresentação de um projeto em SAN, questões importantes a serem problematizadas no ambiente escolar que podem empoderar não apenas educadores, mas os próprios estudantes na promoção de uma alimentação saudável e segura enquanto um direito humano.

Biografia do Autor

Juan Francisco Bacigalupo Araya, Organización Panamericana de la Salud - OPAS

Mestre em Educação em Ciências e Saúde (Nutes/UFRJ). Bolsista do CeLASSAN e consultor da OPAS-Chile na área de Educação em Saúde.

Erika Marafon Rodrigues Ciacchi, Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)

Doutora em Educação (FE/UNICAMP). Coordenadora do Centro Latino-Americano de Ciência e Tecnologia em Soberania, Segurança e Educação Alimentar e Nutricional da Região Sul - CeLASSAN. Professora dos cursos de Saúde Coletiva e Desenvolvimento Rural e Segurança Alimentar da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila).

Downloads

Publicado

07-04-2021

Como Citar

ARAYA, J. F. B.; CIACCHI, E. M. R. EDUCA-SAN: AÇÕES FORMATIVAS EM SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL A PARTIR DE ESTRATÉGIAS VIRTUAIS COM AGENTES DA COMUNIDADE ESCOLAR. Revista Faz Ciência, [S. l.], v. 23, n. 37, p. 125–146, 2021. DOI: 10.48075/rfc.v23i37.27026. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/fazciencia/article/view/27026. Acesso em: 28 nov. 2021.

Edição

Seção

DOSSIÊ "Segurança Alimentar e Nutricional: Abordagens interdisciplinares"