EDUCA-SAN: AÇÕES FORMATIVAS EM SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL A PARTIR DE ESTRATÉGIAS VIRTUAIS COM AGENTES DA COMUNIDADE ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.48075/rfc.v23i37.27026Keywords:
Formação à Distância através das Tecnologias da Informação e das Comunicações, Promoção da saúde em ambiente escolar, Segurança Alimentar e NutricionalAbstract
O desenvolvimento da temática sobre Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) no espaço escolar tem sido cada vez mais recomendado nas leis e diretrizes tanto nacionais como estrangeiras. A fim de fortalecer a rede de apoio entre universidades e comunidades escolares, o Centro Latino-Americano de Ciência e Tecnologia em Soberania, Segurança e Educação Alimentar e Nutricional da Região Sul – CeLASSAN/UNILA realizou um curso de atualização a distância, via plataforma Moodle, em parceria com os cursos de Nutrição de três universidades latino-americanas, ofertado às comunidades escolares da Argentina, do Brasil, do Chile e da Colômbia. O curso foi iniciado com uma turma de 111 cursistas, apresentado em 60 horas com o desenvolvimento de dez módulos, com ênfase nos elementos socioculturais, políticos, nutricionais e promotores da saúde. Os cursistas apontaram, a partir da participação nos fóruns e da apresentação de um projeto em SAN, questões importantes a serem problematizadas no ambiente escolar que podem empoderar não apenas educadores, mas os próprios estudantes na promoção de uma alimentação saudável e segura enquanto um direito humano.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.