EDUCA-SAN: AÇÕES FORMATIVAS EM SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL A PARTIR DE ESTRATÉGIAS VIRTUAIS COM AGENTES DA COMUNIDADE ESCOLAR
DOI :
https://doi.org/10.48075/rfc.v23i37.27026Mots-clés :
Formação à Distância através das Tecnologias da Informação e das Comunicações, Promoção da saúde em ambiente escolar, Segurança Alimentar e NutricionalRésumé
O desenvolvimento da temática sobre Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) no espaço escolar tem sido cada vez mais recomendado nas leis e diretrizes tanto nacionais como estrangeiras. A fim de fortalecer a rede de apoio entre universidades e comunidades escolares, o Centro Latino-Americano de Ciência e Tecnologia em Soberania, Segurança e Educação Alimentar e Nutricional da Região Sul – CeLASSAN/UNILA realizou um curso de atualização a distância, via plataforma Moodle, em parceria com os cursos de Nutrição de três universidades latino-americanas, ofertado às comunidades escolares da Argentina, do Brasil, do Chile e da Colômbia. O curso foi iniciado com uma turma de 111 cursistas, apresentado em 60 horas com o desenvolvimento de dez módulos, com ênfase nos elementos socioculturais, políticos, nutricionais e promotores da saúde. Os cursistas apontaram, a partir da participação nos fóruns e da apresentação de um projeto em SAN, questões importantes a serem problematizadas no ambiente escolar que podem empoderar não apenas educadores, mas os próprios estudantes na promoção de uma alimentação saudável e segura enquanto um direito humano.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.