A expressividade do psiquismo infantil:

a arte da contação (re)contação de histórias.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/rfc.v25i42.30554

Resumo

O texto é parte dos estudos realizados em Projeto de pesquisa institucional em situação ativa. Apresenta o estudo em torno de momentos interativos infantis do brincar em Centros de Educação Infantis. O objeto consiste em analisar e discutir sobre manifestações representativas a partir do brincar na primeira infância do psiquismo e processos de aprendizagem significativa em crianças. O referencial balizador teórico são as contribuições de Klein, de Ausubel e Piaget como direcionamento conceitual para o entendimento dos pronunciamentos do psiquismo infantil, aprendizagem significativa e inteligência.  O campo da pesquisa são os Centros Municipais de Educação Infantil-CMEIs os quais possibilitaram o desenvolvimento de práticas pedagógicas envolvendo episódios didáticos de arte da contação de histórias. Tais episódios foram desenvolvidos por estudantes do Curso de Pedagogia da Unioeste/PR. A abordagem metodológica utilizada foi a pesquisa qualitativa, por meio da observação e análise da atividade do brincar a partir da contação de histórias e atitudes de socialização das representações infantis em relação a história contada. As elucidações emergentes denotam o afloramento de transferências de emoções, instigadas pelo imaginar, pelo criar, pela expressividade de operações mentais, de significados das palavras ouvidas, da transparência do mundo interno infantil, para a realidade por ação da atividade de (re) contar a história contada pelos estudantes. Assim, neste estudo, observou-se e analisou-se o desenvolvimento do psiquismo infantil a partir da ação da criança, como sujeito ativo na atividade do brincar, de modo a observar a construção cognitiva, linguística, comunicativa e psicológica quando auxiliam na mediação da aprendizagem significativa, organizada, sobre as quais o brincar contribui para conceitualizar o universo emocional da criança ao transitar entre a realidade e a fantasia.

Biografia do Autor

Daniela De Maman, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Docente na Universidade Estadual dos Oeste do Paraná. 

Downloads

Publicado

26-07-2023

Como Citar

DE MAMAN, D. A expressividade do psiquismo infantil: : a arte da contação (re)contação de histórias. Revista Faz Ciência, [S. l.], v. 25, n. 42, 2023. DOI: 10.48075/rfc.v25i42.30554. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/fazciencia/article/view/30554. Acesso em: 29 nov. 2023.

Edição

Seção

Artigos