Uma proposta metodológica para se mensurar indicadores de autonomia em Núcleos de Vida e Gestão Familiares (NVGF)
DOI:
https://doi.org/10.48075/rfc.v25i42.31528Abstract
Este artigo apresenta parte da metodologia e do processo de análise da dinâmica socioespacial de Núcleos de Vida e Gestão Familiar (NVGF) que produzem alimentos orgânicos, utilizada em uma pesquisa de pós-doutorado. Tal análise se deu considerando indicadores de independência econômica e coerência produtiva ecológica existentes nesses NVGFs, que correspondem a elementos que se aproximam do debate sobre autonomia camponesa e sobre a relação entre agroecologia e autonomia. Para tanto, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 21 agricultores, sendo 15 NVGF com produção majoritariamente orgânica e seis NVGF com atividades agropecuárias convencionais. Através das entrevistas, foram definidos indicadores a partir da consideração de sete dimensões: 1) espacial; 2) alimentar; 3) econômico-produtiva; 4) ecológica (biofísica e ambiental); 5) técnica; 6) político-organizativa; e 7) sociocultural. Os resultados indicam que os NVGF com produção de alimentos orgânicos/agroecológicos se aproximam mais das dimensões associadas com a autonomia camponesa, haja vista que os maiores scores se deram nesses tipos de estabelecimentos.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.