Uma proposta metodológica para se mensurar indicadores de autonomia em Núcleos de Vida e Gestão Familiares (NVGF)

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.48075/rfc.v25i42.31528

Resumen

Este artigo apresenta parte da metodologia e do processo de análise da dinâmica socioespacial de Núcleos de Vida e Gestão Familiar (NVGF) que produzem alimentos orgânicos, utilizada em uma pesquisa de pós-doutorado. Tal análise se deu considerando indicadores de independência econômica e coerência produtiva ecológica existentes nesses NVGFs, que correspondem a elementos que se aproximam do debate sobre autonomia camponesa e sobre a relação entre agroecologia e autonomia. Para tanto, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 21 agricultores, sendo 15 NVGF com produção majoritariamente orgânica e seis NVGF com atividades agropecuárias convencionais. Através das entrevistas, foram definidos indicadores a partir da consideração de sete dimensões: 1) espacial; 2) alimentar; 3) econômico-produtiva; 4) ecológica (biofísica e ambiental); 5) técnica; 6) político-organizativa; e 7) sociocultural. Os resultados indicam que os NVGF com produção de alimentos orgânicos/agroecológicos se aproximam mais das dimensões associadas com a autonomia camponesa, haja vista que os maiores scores se deram nesses tipos de estabelecimentos.

Biografía del autor/a

Luciano Zanetti Pessôa Candiotto, Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Professor dos cursos de graduação em Geografia (bacharelado e licenciatura) e do Programa de Pós-graduação em Geografia (mestrado e doutorado) da Universidade Estadual do Oeste do Parana (UNIOESTE), campus de Francisco Beltrão. Membro do Grupo de Estudos Territoriais (GETERR) e Coordenador do Núcleo de Estudos em Agroecologia (NEA) da UNIOESTE, campus de Francisco Beltrão, PR.

Publicado

26-07-2023

Cómo citar

CANDIOTTO, L. Z. P. Uma proposta metodológica para se mensurar indicadores de autonomia em Núcleos de Vida e Gestão Familiares (NVGF). Revista Faz Ciência, [S. l.], v. 25, n. 42, 2023. DOI: 10.48075/rfc.v25i42.31528. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/fazciencia/article/view/31528. Acesso em: 29 may. 2025.

Número

Sección

Dossiê “GETERR 20 anos: construções teórico-metodológicas: ensino, pesquisa e extensão”