ANÁLISE DO PERCURSO POLÍTICO-PEDAGÓGICO DE UM ESTÁGIO: REFLEXÕES DE EXPERIMENTAÇÕES VIVENCIADAS EM UMA ESCOLA

Autores

  • Luiz Eduardo de Almeida Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Davy de Melo Mendes
  • Gabriela Fernandes de Paiva Oliveira
  • Isadora de Barros Almeida
  • Júlia Neves Pereira da Silva

DOI:

https://doi.org/10.48075/rfc.v21i34.23175
Agências de fomento

Palavras-chave:

Promoção da saúde. Educação em saúde. Estágio clínico. Relações Comunidade-Instituição. Planejamento estratégico.

Resumo

Objetivo: analisar as significâncias político-pedagógicas de experimentações de um estágio odontológico. Metodologia: estudo qualitativo, narrativo-descritivo e argumentativo. Resultados: o “Estágio de Clínica Integrada em Atenção Primária” foi didaticamente sistematizado em dois períodos, “Pré-intervenção” e “Intervenção”. Do primeiro, se desvendaram duas ações, a “Contextualização dos acadêmicos estagiários” e a “Estruturação, Ambientalização e Levantamento de necessidades do ambiente de trabalho”. Já o segundo foi guiado pelo instrumento “TPC” (Teorizar-Praticar-Criticar), onde todas as ações seguiram a lógica do planejamento estratégico, ou seja, contextualizadas ao cenário de prática (ambiente escolar). Conclusão: das vivências algumas inferências se destacaram: a efetividade do instrumento “TPC” no planejamento estratégico de ações de educação em saúde; o reconhecimento do ambiente escolar como território fértil para ações promotoras de saúde; a importância de se disseminar, em espaços científicos, os aprendizados advindos de experimentações práticas de estágios.

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Publicado

27-05-2020

Como Citar

ALMEIDA, L. E. de; MENDES, D. de M.; OLIVEIRA, G. F. de P.; ALMEIDA, I. de B.; SILVA, J. N. P. da. ANÁLISE DO PERCURSO POLÍTICO-PEDAGÓGICO DE UM ESTÁGIO: REFLEXÕES DE EXPERIMENTAÇÕES VIVENCIADAS EM UMA ESCOLA. Revista Faz Ciência, [S. l.], v. 21, n. 34, p. 73, 2020. DOI: 10.48075/rfc.v21i34.23175. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/fazciencia/article/view/23175. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos