A ESCOLA COMO PONTO DE PARTIDA DA FORMAÇÃO CONTINUADA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS
DOI :
https://doi.org/10.48075/rfc.v18i28.15875Mots-clés :
Formação continuada, formação na escola, realidade escolar, grupos de estudo, saber do professor.Résumé
Este trabalho analisa a Formação Continuada para professores de Educação Infantil no Município de Xaxim-SC, com o objetivo de compreender como as políticas públicas foram estruturadas para a formação do professor. Para isso, analisam-se documentos que fundamentam a proposta de formação dos Grupos de Estudos e depoimentos obtidos em entrevistas, para discutir a perspectiva de superação da formação vertical, pela construção de formas crítico-reflexivas, que reconheçam a realidade escolar, na busca de sua transformação. A análise fundamenta-se nas ideias de autores e pesquisadores que idealizaram a formação continuada a partir da realidade escolar como um fator imprescindível para a melhoria e autonomia da escola pública. A reflexão aponta a relevância de trazer para a discussão a formação continuada baseada na realidade escolar e no conhecimento que o professor possui, para superar o conhecimento empírico pela incorporação do saber científico, de modo a incidir sobre a atuação de forma crítica dentro da instituição escolar.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.