A ESCOLA COMO PONTO DE PARTIDA DA FORMAÇÃO CONTINUADA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS
DOI:
https://doi.org/10.48075/rfc.v18i28.15875Palavras-chave:
Formação continuada, formação na escola, realidade escolar, grupos de estudo, saber do professor.Resumo
Este trabalho analisa a Formação Continuada para professores de Educação Infantil no Município de Xaxim-SC, com o objetivo de compreender como as políticas públicas foram estruturadas para a formação do professor. Para isso, analisam-se documentos que fundamentam a proposta de formação dos Grupos de Estudos e depoimentos obtidos em entrevistas, para discutir a perspectiva de superação da formação vertical, pela construção de formas crítico-reflexivas, que reconheçam a realidade escolar, na busca de sua transformação. A análise fundamenta-se nas ideias de autores e pesquisadores que idealizaram a formação continuada a partir da realidade escolar como um fator imprescindível para a melhoria e autonomia da escola pública. A reflexão aponta a relevância de trazer para a discussão a formação continuada baseada na realidade escolar e no conhecimento que o professor possui, para superar o conhecimento empírico pela incorporação do saber científico, de modo a incidir sobre a atuação de forma crítica dentro da instituição escolar.
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