AS DIMENSÕES DA ESTRANGEIRIZAÇÃO DO TERRITÓRIO NO BRASIL

Autores

  • Lorena Izá Pereira Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT/UNESP), campus de Presidente Prudente

DOI:

https://doi.org/10.48075/geoq.v12i1.19745

Palavras-chave:

Estrangeirização, Território, Crise ambiental, Crise alimentar, Crise energética.

Resumo


Este artigo é resultado das reflexões possibilitadas pela pesquisa de doutorado em desenvolvimento intitulada “apropriação do território paraguaio por argentinos, brasileiros e uruguaios: controle de terras, estrangeirização e resistência camponesa”. Mesmo não apresentando o mesmo objeto de análise, a temática do artigo aqui proposto é essencial para a tese, porque é necessário compreender o processo de controle do território brasileiro para depois entender sua dinâmica em outros países. Há uma intensificação do interesse global em terras com diferentes justificativas e discursos, resultando em uma disputa territorial. Assim, o objetivo deste artigo é dissertar acerca das diferentes dimensões da estrangeirização da terra e como a mesma se materializa no território brasileiro, suas territorialidades, estratégias e intencionalidades. Para atingir o objetivo proposto, além da revisão bibliográfica, utilizamos os dados quantitativos e qualitativos do Banco de Dados da Luta pela Terra (DATALUTA) para evidenciar os avanços e discursos do capital estrangeiro na apropriação de terras para diferentes fins. Concluímos argumentando a favor da utilização do território como a categoria de análise da estrangeirização, visto que o interesse do capital não está apenas na terra, mas sim nos recursos, infraestruturas, relações, entre outros. Assim, há um controle do território em múltiplas escalas e dimensões.

Biografia do Autor

Lorena Izá Pereira, Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT/UNESP), campus de Presidente Prudente

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Geografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT/UNESP), campus de Presidente Prudente;

Pesquisadora do Núcleo de Estudos, Pesquisas e Projetos de Reforma Agrária (NERA)

Downloads

Publicado

06-04-2019

Como Citar

IZÁ PEREIRA, L. AS DIMENSÕES DA ESTRANGEIRIZAÇÃO DO TERRITÓRIO NO BRASIL. Geografia em Questão, [S. l.], v. 12, n. 1, 2019. DOI: 10.48075/geoq.v12i1.19745. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/geoemquestao/article/view/19745. Acesso em: 26 jan. 2022.

Edição

Seção

Artigos