AS DIMENSÕES DA ESTRANGEIRIZAÇÃO DO TERRITÓRIO NO BRASIL
DOI :
https://doi.org/10.48075/geoq.v12i1.19745Mots-clés :
Estrangeirização, Território, Crise ambiental, Crise alimentar, Crise energética.Résumé
Este artigo é resultado das reflexões possibilitadas pela pesquisa de doutorado em desenvolvimento intitulada “apropriação do território paraguaio por argentinos, brasileiros e uruguaios: controle de terras, estrangeirização e resistência camponesa”. Mesmo não apresentando o mesmo objeto de análise, a temática do artigo aqui proposto é essencial para a tese, porque é necessário compreender o processo de controle do território brasileiro para depois entender sua dinâmica em outros países. Há uma intensificação do interesse global em terras com diferentes justificativas e discursos, resultando em uma disputa territorial. Assim, o objetivo deste artigo é dissertar acerca das diferentes dimensões da estrangeirização da terra e como a mesma se materializa no território brasileiro, suas territorialidades, estratégias e intencionalidades. Para atingir o objetivo proposto, além da revisão bibliográfica, utilizamos os dados quantitativos e qualitativos do Banco de Dados da Luta pela Terra (DATALUTA) para evidenciar os avanços e discursos do capital estrangeiro na apropriação de terras para diferentes fins. Concluímos argumentando a favor da utilização do território como a categoria de análise da estrangeirização, visto que o interesse do capital não está apenas na terra, mas sim nos recursos, infraestruturas, relações, entre outros. Assim, há um controle do território em múltiplas escalas e dimensões.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Os autores não serão remunerados pela publicação de artigos científicos e ensaios teóricos na Revista Geografia em Questão, portanto, devem abrir mão de seus direitos autorais em favor desta revista. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que seja reservado aos editores o direito de realizar correções linguísticas nos textos e adequações às normas da publicação.
Os autores devem entregar assinado um documento de CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS E AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO junto com o artigo/ensaio aceito para publicação. O documento será enviado aos autores assim que o trabalho for aceito.
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.