A cidade de Luis Eduardo Magalhães no contexto da rede urbana do oeste baiano:

uma análise a partir dos estudos do IBGE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/geoq.v16i02.27374
Agências de fomento
CAPES

Palavras-chave:

Rede Urbana Regional, Centralidade Urbana, Oeste da Bahia, Cidade de Luís Eduardo Magalhães.

Resumo

Este artigo busca analisar a rede urbana no oeste baiano, com destaque para a rápida expansão da influência regional de Luís Eduardo Magalhães. Além desta, destacam-se também Barreiras e Bom Jesus da Lapa como as cidades que possuem maior centralidade na região. Para isso, pautou-se em três estudos realizados pelo IBGE, quais sejam: REGIC (2008; 2018) e Gestão do Território (2014). Neste último, realizou-se uma análise a partir do desdobramento dos dados apresentados, buscando revelar o papel da cidade luiseduardense na gestão empresarial, buscando melhor compreensão dos reflexos das especializações produtivas na complexidade da urbanização atual.

Biografia do Autor

Suelí Almeida dos Santos, Secretaria de Educação da Bahia

Graduada, mestra e doutora em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é professora de geografia da educação básica na Secretaria de Educação da Bahia.

Vicente Eudes Lemos Alves, Universidade Estadual de Campinas

Licenciado e bacharel em Geografia pela Universidade de São Paulo, mestre e doutor em Ciências (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professor doutor na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Downloads

Publicado

27-10-2023

Como Citar

DOS SANTOS, S. A.; ALVES, V. E. L. A cidade de Luis Eduardo Magalhães no contexto da rede urbana do oeste baiano:: uma análise a partir dos estudos do IBGE. Geografia em Questão, [S. l.], v. 16, n. 02, 2023. DOI: 10.48075/geoq.v16i02.27374. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/geoemquestao/article/view/27374. Acesso em: 5 jan. 2025.

Edição

Seção

Artigos