A cidade de Luis Eduardo Magalhães no contexto da rede urbana do oeste baiano:

uma análise a partir dos estudos do IBGE

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.48075/geoq.v16i02.27374
Agencias de apoyo
CAPES

Palabras clave:

Rede Urbana Regional, Centralidade Urbana, Oeste da Bahia, Cidade de Luís Eduardo Magalhães.

Resumen

Este artigo busca analisar a rede urbana no oeste baiano, com destaque para a rápida expansão da influência regional de Luís Eduardo Magalhães. Além desta, destacam-se também Barreiras e Bom Jesus da Lapa como as cidades que possuem maior centralidade na região. Para isso, pautou-se em três estudos realizados pelo IBGE, quais sejam: REGIC (2008; 2018) e Gestão do Território (2014). Neste último, realizou-se uma análise a partir do desdobramento dos dados apresentados, buscando revelar o papel da cidade luiseduardense na gestão empresarial, buscando melhor compreensão dos reflexos das especializações produtivas na complexidade da urbanização atual.

Biografía del autor/a

Suelí Almeida dos Santos, Secretaria de Educação da Bahia

Graduada, mestra e doutora em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é professora de geografia da educação básica na Secretaria de Educação da Bahia.

Vicente Eudes Lemos Alves, Universidade Estadual de Campinas

Licenciado e bacharel em Geografia pela Universidade de São Paulo, mestre e doutor em Ciências (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professor doutor na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Publicado

27-10-2023

Cómo citar

DOS SANTOS, S. A.; ALVES, V. E. L. A cidade de Luis Eduardo Magalhães no contexto da rede urbana do oeste baiano:: uma análise a partir dos estudos do IBGE. Geografia em Questão, [S. l.], v. 16, n. 02, 2023. DOI: 10.48075/geoq.v16i02.27374. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/geoemquestao/article/view/27374. Acesso em: 20 may. 2024.

Número

Sección

Artigos