Uma breve revisão e sugestão de aplicação do conceito geográfico de redes em sala de aula da educação básica
DOI:
https://doi.org/10.48075/geoq.v17i03.29952Resumo
O conceito de redes se destaca como um dos fundamentais da geografia, logo, ele é responsável pela compreensão da dinâmica inerente ao processo de produção do espaço geográfico, uma vez que revela no âmbito da relação forma-conteúdo as estruturas fixas e a dinâmica dos fluxos que as animam. Neste sentido, o estudo das redes permite saber como funciona a movimentação do mundo em que vivemos. Este trabalho tem como objetivo apresentar os fundamentos do conceito de redes e suas possíveis aplicações a fim de possibilitar a melhor subsidiar as aulas de geografia para os anos iniciais. O trabalho se constitui em uma revisão bibliográfica que teve como destaque a compreensão de algumas obras de Milton Santos (2001; 2008) e Leila Cristina Dias (2021) a fim de compreender algumas tipologias de redes e como podem ser ensinadas nos anos iniciais das aulas de geografia de maneira descomplicada. Além disso, efetuou-se uma busca em diversos artigos e livros de autores que estudam sobre o tema. Com base nas pesquisas e averiguações, possibilitou-se a apresentação do conceito com bases teóricas. Também foi possível sugerir algumas atividades lúdicas capazes de mediar o ensino e a aprendizagem sobre o tema em sala de aula. O estudo possibilitou sistematização de conhecimentos e estratégias didático-pedagógicas de interesse para estudantes e professores de geografia, bem como para pessoas interessadas nesta temática.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores não serão remunerados pela publicação de artigos científicos e ensaios teóricos na Revista Geografia em Questão, portanto, devem abrir mão de seus direitos autorais em favor desta revista. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que seja reservado aos editores o direito de realizar correções linguísticas nos textos e adequações às normas da publicação.
Os autores devem entregar assinado um documento de CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS E AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO junto com o artigo/ensaio aceito para publicação. O documento será enviado aos autores assim que o trabalho for aceito.
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.