Uma breve revisão e sugestão de aplicação do conceito geográfico de redes em sala de aula da educação básica

Autores

  • Raiane Dias Cruz Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Pedro Ricardo da Cunha Nóbrega

DOI:

https://doi.org/10.48075/geoq.v17i03.29952

Resumo

O conceito de redes se destaca como um dos fundamentais da geografia, logo, ele é responsável pela compreensão da dinâmica inerente ao processo de produção do espaço geográfico, uma vez que revela no âmbito da relação forma-conteúdo as estruturas fixas e a dinâmica dos fluxos que as animam. Neste sentido, o estudo das redes permite saber como funciona a movimentação do mundo em que vivemos. Este trabalho tem como objetivo apresentar os fundamentos do conceito de redes e suas possíveis aplicações a fim de possibilitar a melhor subsidiar as aulas de geografia para os anos iniciais. O trabalho se constitui em uma revisão bibliográfica que teve como destaque a compreensão de algumas obras de Milton Santos (2001; 2008) e Leila Cristina Dias (2021) a fim de compreender algumas tipologias de redes e como podem ser ensinadas nos anos iniciais das aulas de geografia de maneira descomplicada. Além disso, efetuou-se uma busca em diversos artigos e livros de autores que estudam sobre o tema. Com base nas pesquisas e averiguações, possibilitou-se a apresentação do conceito com bases teóricas. Também foi possível sugerir algumas atividades lúdicas capazes de mediar o ensino e a aprendizagem sobre o tema em sala de aula. O estudo possibilitou sistematização de conhecimentos e estratégias didático-pedagógicas de interesse para estudantes e professores de geografia, bem como para pessoas interessadas nesta temática.

Biografia do Autor

Raiane Dias Cruz, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Estudante do curso de Licenciatura em Geografia (desde 2020); Participa do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre a Produção Social do Espaço - GEPPSE. Atua nas áreas de ensino de geografia, geografia do envelhecimento e geografia urbana.

Pedro Ricardo da Cunha Nóbrega

Graduado pela Universidade Federal de Pernambuco em Licenciatura em Geografia (2006); Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente com enfase em Gestão e Politicas Ambientais pela UFPE(2009); Doutorando em Geografia Humana pela USP (Início 2011); Aluno Pesquisador do grupo Sociedade Natureza - NEXUS (UFPE/CNPq) - 2002 - 2012; Colaborador do Grupo Territorio (Universidad Pontificia Bolivariana, Medellín - Colombia). Possui experiência de pesquisa e docência nas áreas de Geografia, Geografia Humana, Geografia Urbana, Planejamento Regional, Meio Ambiente, Gestão Ambiental, Envelhecimento Humano, Obsolescência do Espaço Urbano e Epistemologia da Ciência Geográfica, com interesse em ferramentas e metodologias pedagógicas de auxílio ao ensino de Geografia.

Downloads

Publicado

21-12-2024

Como Citar

DIAS CRUZ, R.; DA CUNHA NÓBREGA, P. R. Uma breve revisão e sugestão de aplicação do conceito geográfico de redes em sala de aula da educação básica. Geografia em Questão, [S. l.], v. 17, n. 03, 2024. DOI: 10.48075/geoq.v17i03.29952. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/geoemquestao/article/view/29952. Acesso em: 30 mar. 2025.

Edição

Seção

Artigos